Em mais uma ação da Operação Amazônia, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Polícia Militar, desmantelou um garimpo ilegal em Peixoto de Azevedo. A operação, deflagrada na quarta-feira (08.1), resultou na apreensão de três máquinas pesadas e na aplicação de multas ao responsável pela atividade.
O garimpo ilegal foi localizado após um alerta do Sistema de Monitoramento da Vegetação Nativa, que utiliza imagens de satélite. Um sobrevoo de drone confirmou a atividade ilícita, com máquinas adentrando a mata sem a devida autorização ambiental.
Ao chegar ao local, os fiscais encontraram dois tratores de esteira e uma escavadeira escondidos na mata. O proprietário do terreno, que também atuava como garimpeiro, confessou a ilegalidade da atividade e auxiliou na remoção das máquinas até a prefeitura do município.
A ação da Sema reforça o combate aos crimes ambientais em Mato Grosso. O garimpo ilegal causa diversos danos ao meio ambiente, como desmatamento, contaminação de rios e perda da biodiversidade.
A legislação ambiental brasileira proíbe a realização de atividades que utilizam recursos naturais sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes. As pessoas que se envolvem em atividades ilegais estão sujeitas a sanções penais e administrativas.
Denúncias
A população pode contribuir para o combate aos crimes ambientais denunciando casos suspeitos à Ouvidoria Setorial da Sema pelos números 3613-7398 ou 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo e-mail [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão ou em uma das regionais da Sema.
A Polícia Militar também pode ser acionada pelo 190 para denúncias de crimes ambientais.