China suspende empresas brasileiras após detecção de problemas em carga de soja

Publicidade

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou hoje (22) que recebeu duas notificações da Administração-Geral de Aduanas da China (GACC) sobre a detecção, em carregamentos de soja, de grãos revestidos com pesticidas e de pragas quarentenárias. Os embarques foram realizados por cinco empresas brasileiras.

Segundo o Mapa, as operações dessas empresas estão temporariamente suspensas, enquanto investigações são realizadas nas unidades notificadas. A pasta destacou que o intercâmbio de informações sobre monitoramentos de produtos importados entre Brasil e China faz parte das rotinas de fiscalização e ressaltou os sólidos canais de comunicação, transparência e confiança entre os dois países.

Outras unidades das empresas notificadas seguem exportando normalmente para a China, e o volume total de negociações do Brasil com o país não será impactado pela suspensão.

O Mapa aguarda os planos de ação das empresas envolvidas, que devem detalhar os procedimentos adotados para evitar novas ocorrências. Além disso, a fiscalização dos embarques brasileiros será intensificada, com o objetivo de solicitar a revogação das suspensões.

“O tema está sendo tratado com naturalidade, considerando que não conformidades, como as indicadas pelo lado chinês, são passíveis de ocorrer na rotina das exportações. As ações para corrigir eventuais desvios são sempre fundamentais para fortalecer as relações de confiança entre os países”, conclui a nota do governo.

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress