Investing.com – Tarifas comerciais, diminuição de tributos e desregulamentações são as principais apostas da XP Investimentos (BVMF:) para os próximos 100 dias da gestão do republicano Donald Trump, que assumiu a presidência dos Estados Unidos.
Em relatório divulgado a clientes e ao mercado, a XP lembrou que Trump já assinou uma série de decretos – muitos deles revertendo medidas do seu antecessor, o democrata Joe Biden. Ao todo, foram 78 rescisões, disseram o estrategista Paulo Gitz e a analista global Maria Irene Jordão.
Além disso, Trump passou a exigir o retorno ao trabalho presencial em agências federais em tempo integral e retirou os EUA do acordo climático de Paris e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O presidente ainda declarou emergência energética e destacou a necessidade de aumentar as perfurações de para elevar a produção energética de origem fóssil.
Para os próximos 100 dias, os investidores vão monitorar de perto três grandes temas, segundo a XP.
- Desregulamentação: Os investidores aguardam possíveis medidas relacionadas à desregulamentação, o que ainda não ocorreu. Medidas nesta frente visão poderiam favorecer o setor financeiro, o setor de serviços de saúde, principalmente seguradoras, e criptoativos, na visão dos especialistas.
- Corte de tributos: O republicano defende a diminuição de impostos, tendo citado a possibilidade de isentar as gorjetas. Até o momento, não foram anunciadas ações neste sentido. As small caps poderiam ser beneficiadas neste cenário, segundo a XP.
- Tarifas: Tema abordado de forma extensa na campanha, a defesa da tributação pelo republicano ainda não resultou em nenhuma medida concreta ou definição de quais serão os próximos passos, quem será taxado e em qual percentual.