O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou, nesta quarta-feira (22) que o governo busca soluções para baratear o preço dos alimentos.
“Vamos fazer algumas reuniões com Ministério da Agricultura, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Ministério da Fazenda para buscar conjunto de intervenções que sinalizem para o barateamento dos alimentos”, disse o ministro.
O ministro também afirmou que o governo deve se reunir com produtores para buscar soluções. Costa não deu mais detalhes de como esse barateamento seria feito.
Procurada pela CNN, a Casa Civil afirmou que ainda não é possível avançar no detalhamento das medidas.
“A Casa Civil informa que não está em discussão intervenção de forma artificial para reduzir preço dos alimentos. O governo irá discutir com os ministérios e produtores de alimentos as medidas que poderão ser implementadas. Ainda não é possível avançar no detalhamento de tais medidas antes da realização das reuniões que irão tratar do assunto”, disse.
O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial de inflação do país, encerrou 2024 em 4,83%.
O maior impacto sobre a inflação de 2024 veio do grupo Alimentação e Bebidas, que acumulou alta de 7,69% em 12 meses e contribuiu com 1,63 pontos percentuais para o IPCA do ano. Só as carnes registraram um aumento de 20,84% em 2024.
Datafolha: Maioria da população acredita que inflação piorará em 2025