Varejo e mineração da África do Sul impulsionam perspectivas do PIB Por Investing.com

Publicidade

Na quarta-feira, a Capital Economics forneceu uma análise dos dados de atividade econômica da África do Sul para novembro, indicando um final robusto para o ano anterior, impulsionado principalmente pelos setores de mineração e varejo. A empresa prevê que o PIB da África do Sul crescerá 2,3% em 2025, acima do consenso.

Os dados de vendas no varejo divulgados na quarta-feira mostraram uma continuação do forte desempenho do setor, com um aumento mensal de 0,8% em novembro e um impressionante crescimento anual de 7,7%, superando a previsão de consenso de 5,5% do London Stock Exchange Group. O aumento nas vendas foi atribuído principalmente a varejistas gerais e de vestuário.

Por outro lado, o setor industrial, particularmente a manufatura, experimentou uma queda, contraindo 1,1% em relação ao mês anterior em novembro, o que apagou os ganhos de outubro. Os subsetores de veículos motorizados e metais básicos foram notados como particularmente fracos. O setor de mineração, apesar de um pequeno declínio mensal de 0,2% na produção, devido à redução na produção de ouro, ferro, carvão e diamantes, ainda mostrou resiliência.

Olhando para a recuperação econômica mais ampla, a África do Sul parece estar mantendo seu impulso. Em uma base trimestral móvel, que reflete melhor o crescimento trimestral do PIB, o setor de mineração cresceu 4% e as vendas no varejo expandiram 1,4%. No entanto, o setor manufatureiro contraiu 0,2% no mesmo período. Esse desempenho misto sugere que o PIB cresceu aproximadamente 1% em relação ao trimestre anterior no último trimestre de 2024, recuperando-se de uma contração de 0,3% no terceiro trimestre.

Pesquisas recentes, incluindo o PMI da economia como um todo e indicadores de confiança empresarial, continuam sinalizando uma atividade econômica robusta. No entanto, os desafios do setor manufatureiro foram destacados por um declínio no PMI de manufatura ABSA/BER em dezembro.

A Capital Economics acredita que o Banco de Reserva da África do Sul (SARB) tem espaço para implementar um maior afrouxamento da política monetária para fomentar o crescimento. A leitura de inflação abaixo do esperado para dezembro reforça a previsão da empresa de que o SARB cortará sua taxa repo em 150 pontos base para 6,25% até o final do ano.

A previsão para 2025 é otimista, com um crescimento esperado do PIB de 2,3%, auxiliado por melhorias na eletricidade e logística, juntamente com uma recuperação na agricultura. No entanto, a empresa adverte que um crescimento sustentado acima de 2% pode ser desafiador devido à contínua disciplina fiscal e questões estruturais mais amplas.

Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.

Notícias sobre Economia

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress