Estudante de escola militar de Lucas alcança uma das maiores notas de redação do Enem em MT

Publicidade

Uma estudante do terceiro ano ‘A’ da Escola Estadual Militar Tiradentes “Soldado PM Adriana Morais Ramos”, em Lucas do Rio Verde, obteve uma das mais altas pontuações na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre as escolas militares do estado: impressionantes 940 pontos. Formanda da turma de 2024, Ranya Nodari Toledo, compartilhou com o CenarioMT sua experiência e os desafios enfrentados para conquistar esse marco acadêmico.

Sobre sua rotina de preparação, Ranya revelou que o segredo foi manter um equilíbrio entre os compromissos acadêmicos e pessoais. “Basicamente mantive minha rotina normal, apenas acrescentei algumas horas de estudo durante a semana. Ia para a escola de manhã e à tarde trabalhava como menor aprendiz. Algumas vezes por semana, no período da noite, me dedicava ao estudo focado para o Enem”, explicou a estudante.

O tema da redação: desafios e abordagem

O tema da redação do Enem 2024 foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Segundo Ranya, a escolha foi motivadora. “Confesso que quando li a proposta fiquei muito aliviada por ser algo de fácil interpretação e que eu havia estudado sobre o assunto. Usei uma parte do tempo apenas para entender do que se tratava, assim eu consegui garantir que minha abordagem não seria parcial e abrangeria todo o eixo temático proposto”.

Ela destacou que sua estratégia incluiu cumprir rigorosamente as cinco competências exigidas na correção e utilizar repertórios socioculturais estudados ao longo do ano. “Meu método para escrever foi muito simples, focando em atender todas as exigências”, completou.


WhatsApp Image 2025 01 22 at 18.43.31WhatsApp Image 2025 01 22 at 18.43.31

Questionada sobre conselhos para outros estudantes, Ranya enfatizou a importância da prática. “Que deem preferência para o estudo ativo, escrevam várias redações de temas diferentes. Assim é possível se desafiar a saber um pouco de cada eixo social. E o mais importante, praticar a interpretação textual, que é essencial tanto na redação, quanto em todas as áreas do conhecimento cobradas pelo Enem”.

Planos futuros: Direito e carreira notarial

Ranya já está matriculada no curso de Direito na Unilasalle, em Lucas do Rio Verde, e pretende seguir carreira na área notarial e registral. “Sei que tenho um longo caminho pela frente e que é um processo de construção diário, mas temos que lutar pelos nossos sonhos e buscar pelas oportunidades”, afirmou. Atualmente, ela trabalha em um cartório na cidade e vê o emprego como o primeiro passo na direção do seu sonho.

O papel da família

Diane Nodari, advogada e mãe de Ranya, também falou sobre a conquista da filha. “Sempre digo que meus filhos são capazes de alçar altos voos e que precisam acreditar em si mesmos”, declarou. Ela relembrou que em 2023, Ranya entregou a redação do Enem em branco, mas isso não a desmotivou: “Respeitei a dificuldade dela, mas disse: ‘Ano que vem você fará novamente o Enem e vai elaborar uma excelente redação’”.

Diane destacou que a família optou por aconselhar Ranya a priorizar a qualidade dos estudos sem abrir mão de sua rotina e compromissos. “Continuou frequentando a escola normalmente, o trabalho e as diversões com as amigas como de costume. O que deu certo foi o foco e as horas de estudo de qualidade”, concluiu.

A importância da redação no futuro acadêmico

Embora já esteja matriculada na universidade, Ranya reconhece o impacto de uma boa pontuação na redação. “Uma nota expressiva no Enem ajuda bastante no ingresso em diversas universidades, e a dedicação ao estudo focado vale a pena”, afirmou.

A história de Ranya é um exemplo de perseverança e comprova que, mesmo diante de desafios, é possível transformar esforço e determinação em resultados extraordinários.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress