O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, em entrevista à CNN nesta quinta-feira (23), que o alinhamento entre os CEOs de big techs e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é “excelente”.
“Uma coisa que ele fala e reverbera para o mundo todo é a questão da liberdade de expressão. Tanto é verdade que os grandes CEOs das big techs estão alinhados com ele. Acho isso excelente para nós. Muita sinalização”, afirmou Bolsonaro.
CEOs de diversas big techs ocuparam postos de destaques durante a posse de Donald Trump na última segunda-feira (20). Nomes como Elon Musk (X), Mark Zuckerberg (Meta), Jeff Bezos (Amazon), Sundar Pichai (Google) e Tim Cook (Apple) marcaram presença.
Após a posse, Trump afirmou que assinará um decreto para “acabar com toda a censura do governo” nos Estados Unidos e garantir a liberdade de expressão. O presidente tem se aproximado dos CEOs de big techs nos últimos meses.
No início deste ano, a Meta, empresa que administra o Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou que vai encerrar o programa de checagem de fatos nas redes sociais. A medida foi elogiada por Trump.
Relação com o Brasil
Durante a entrevista à CNN, Bolsonaro também disse que o Brasil teve um “excelente relacionamento” com Trump e com os Estados Unidos no período em que ambos ocupavam as presidências dos países.
“Conversamos muito particularmente. Uma das conversas mais acaloradas foi sobre como resolver a questão da Venezuela. Ficou para trás pandemia, a não reeleição dele. Torci muito pela eleição dele”, afirmou.