O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta quinta-feira (23), com a presidente do México, Claudia Sheinbaum.
Segundo o Palácio do Planalto, os líderes discutiram o propósito de manter “relações produtivas” com todos os países americanos, incluindo a nova gestão dos Estados Unidos, sob o comando de Donald Trump.
Os presidentes também reafirmaram o objetivo de “manter a paz, fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento” das Américas. A ligação entre Lula e Sheinbaum havia sido anunciada pela presidente mexicana na quarta-feira (22).
Sheinbaum afirmou que existe “unidade na América Latina” e que também deve conversar com líderes de outros países da região em breve. A declaração foi feita em meio aos embates entre México e Estados Unidos após as medidas adotadas por Donald Trump para frear a imigração de mexicanos.
Celac
De acordo com o Planalto, Lula e Sheinbaum também conversaram sobre o fortalecimento de organizações, como a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), e ajustaram um acordo para manter canais de contato, ampliando a coordenação entre México e Brasil.
Lula também convidou a presidente mexicana para uma visita de Estado ao Brasil, “a fim de dar impulso adicional ao excelente momento do relacionamento bilateral”, informou o Planalto.