Petróleo cai enquanto Trump pede preços mais baixos e pondera tarifas

Publicidade

NOVA YORK, 23 de janeiro (Reuters) – O petróleo caiu na quinta-feira depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, pediu à Arábia Saudita e à OPEP que reduzissem seus custos durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial.

A incerteza sobre como as tarifas e políticas energéticas propostas por Trump afetariam o crescimento econômico global e a demanda por energia também pesou sobre os preços.

Os futuros do petróleo Brent caíam 44 centavos, ou 0,56%, para US$ 78,56 o barril às 13h15 EST (18h15 GMT). O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caía 56 centavos, ou 0,74%, para US$ 74,88.

Os preços caíram depois que Trump anunciou que pediria à Arábia Saudita e à OPEP que reduzissem o custo do petróleo durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça.

“O apelo de Trump por preços mais baixos para o petróleo será naturalmente bem recebido pelos consumidores e empresas, mas será recebido com cautela pela indústria petrolífera dos EUA e outros fornecedores globais”, disse Clay Seigle, pesquisador sênior de segurança energética do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

O setor de energia vem pedindo maiores investimentos em projetos globais de petróleo e gás, mas a redução dos preços do petróleo pode levantar preocupações sobre a economia de novos projetos, acrescentou.

Os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram para seu nível mais baixo desde março de 2022 na semana passada, mesmo com a desaceleração da atividade de refino, disse a Energy Information Administration (EIA) na quinta-feira. Mas a redução foi menor do que os analistas esperavam. Os estoques de destilados também caíram, enquanto os estoques de gasolina aumentaram, disse a EIA.

As implicações econômicas mais amplas das tarifas dos EUA podem prejudicar ainda mais o crescimento da demanda global por petróleo, disse Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da corretora Phillip Nova.

Trump disse que adicionaria novas tarifas à sua ameaça de sanções contra a Rússia se o país não fizesse um acordo para encerrar a guerra na Ucrânia.

Ele também prometeu atingir a União Europeia com tarifas e impor tarifas de 25% ao Canadá e ao México. Sobre a China, Trump disse que seu governo estava discutindo uma taxa punitiva de 10% porque o fentanil está sendo enviado de lá para os EUA.

Na segunda-feira, ele declarou emergência energética nacional com o objetivo de lhe dar autoridade para reduzir restrições ambientais em projetos e infraestrutura de energia e facilitar a autorização para novas infraestruturas de transmissão e oleodutos.

Haverá “mais movimento instável de queda potencial no mercado de petróleo no curto prazo devido à falta de clareza do governo Trump sobre a política de tarifas comerciais e ao iminente aumento da oferta de petróleo dos EUA”, disse o analista sênior de mercado da OANDA, Kelvin Wong, em um e-mail.

AF News

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress