Porca dá à luz 45 leitões de uma vez em Minas Gerais e pode entrar para o Guiness Book

Publicidade

O dia 22 de janeiro de 2025 marcou um feito inédito no agronegócio brasileiro. Na Granja Santa Inês, de propriedade da produtora integrada Gilda de Oliveira Santos Silva, localizada em Luz (MG), uma porca do plantel da Pif Paf Alimentos deu à luz 45 leitões.

A empresa estuda registrar o acontecimento no Guinness Book, já que o recorde mundial atual, de 1993, é de 37 leitões nascidos de uma só vez.

“Resultados como esse só podem ser alcançados com a combinação de uma excelente qualidade genética, nutrição adequada e manejo cuidadoso, com destaque para a atenção da equipe de campo no trato dos animais. Embora isso não garanta o sucesso, oferece as melhores condições para que os animais expressem todo o seu potencial reprodutivo”, afirma Airton Martins, gerente-executivo de Agropecuária da Pif Paf.

Foto: Pif Paf Alimentos/divulgação

A empresa já havia registrado números expressivos em sua Granja Dourados, em Patrocínio (MG), onde porcas deram à luz 38 leitões em 2023 e 2024, reforçando a consistência no aprimoramento genético e manejo.

Bem-estar animal e cuidados na maternidade

Gisele Dela Ricci, especialista em Bem-estar Animal da Pif Paf, enfatizou o compromisso da empresa com práticas éticas e eficientes. “Trabalhamos para assegurar a saúde, o conforto e a segurança dos animais. Isso inclui capacitações, monitoramentos diários e um compromisso com a melhoria contínua. Cada etapa do processo é guiada por princípios que visam práticas mais éticas e eficientes”, disse.

Nas primeiras 24 horas após o nascimento, os leitões recebem colostro, leite rico em anticorpos essenciais para fortalecer o sistema imunológico. Para garantir que todos tenham ingerido colostro, os animais são marcados com tinta atóxica. Quando o número de leitões excede a capacidade da porca, é comum transferi-los para outras fêmeas para assegurar que todos sejam alimentados adequadamente.

Durante a fase de maternidade, as fêmeas são mantidas em gaiolas de parição, conforme permitido pela legislação, com cuidados para oferecer conforto, controle de temperatura e alimentação de qualidade.

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress