Sem saber que estava grávida, Ismalia Mirtes Souza Sena, de 35 anos, procurou atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento UPA de Brotas, em Salvador (BA), na tarde de segunda-feira (20) com queixas de dor na região pélvica e no quadril. O que parecia ser um quadro comum de desconforto muscular se transformou em um parto normal surpresa, quando, após avaliação médica, a paciente foi encaminhada à sala vermelha e deu à luz uma menina saudável, pesando 3,160 kg e medindo 44 cm.
A situação inesperada emocionou a equipe da UPA do bairro de Brotas, na região central da capital baiana.
A equipe de plantão, composta pelas médicas Roberta Visco, Alexandra Luana Couto e Andressa Leal, além das enfermeiras Áurea Adrielle, Micheline de Jesus e Ilza Anjos, foi surpreendida pela rapidez do parto e pela situação inusitada, mas agiu com rapidez para garantir o bem-estar da mãe e do bebê.
“De forma inesperada, chega uma paciente com uma suspeita de gravidez, começou a apresentar contrações e iniciamos os preparativos para esse parto. Foi algo inesperado e surpreendente. Muito gratificante saber que na unidade iria chegar uma nova vida. Muito feliz em poder participar desse momento”, contou a enfermeira Áurea Adrielle sobre o atendimento.
Após o parto, mãe e filha foram encaminhadas para o Instituto de Perinatologia da Bahia e passam bem.
Em nota à CNN, a direção da UPA de Brotas reforçou que situações como essa evidenciam a importância da preparação técnica e humanização no atendimento das equipes de saúde. “Parabenizamos todos os profissionais envolvidos pelo excelente trabalho”, comemorou a gestão da unidade de saúde.