PEQUIM, 24 de janeiro (Reuters) – Viajantes lotaram estações ferroviárias e aeroportos na sexta-feira, carregando grandes malas e presentes, como caixas de frutas, enquanto se juntavam a milhões de chineses que retornavam às suas cidades natais para celebrar o festival do Ano Novo Lunar com a família.
O feriado, o maior da China, acontece este ano entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro e marca a chegada do Ano da Cobra.
As festividades geralmente impulsionam negócios como lojas, cinemas e restaurantes, onde as famílias aproveitam o tempo juntas para comer e fazer compras.
As autoridades estão especialmente interessadas em que as pessoas abram suas carteiras este ano para impulsionar a economia lenta , e aumentaram o período oficial de férias de sete para oito dias, em linha com o ano passado.
Os esforços oficiais para reavivar o consumo fraco também incluem a promoção de destinos de férias com temas de inverno e a garantia de passagens aéreas acessíveis em todo o país, disseram autoridades na sexta-feira em uma entrevista coletiva do Conselho de Estado em Pequim.
De forma mais ampla, o governo vem tentando impulsionar a economia com uma série agressiva de medidas de estímulo, incluindo cortes nas taxas de juros, aumento de pensões básicas e ampliação de programas de troca de bens de consumo.
Mas empresas e viajantes disseram à Reuters que estavam vendo sinais de que as pessoas continuavam apertando os cintos diante da crise imobiliária prolongada e das preocupações com a segurança do emprego.
Um profissional de vendas baseado em Pequim chamado Liu, que estava em uma estação ferroviária na capital chinesa se preparando para retornar à sua cidade natal no nordeste, disse que as preocupações com a economia e o emprego eram generalizadas.
Ele preferiu não compartilhar seu nome completo devido à sensibilidade do assunto.
“Ficou ainda mais difícil ganhar dinheiro e encontrar um emprego. Há muito mais pessoas desempregadas, e todas dizem que é mais difícil”, disse ele.
Qiang, um cabeleireiro que trabalha no centro de Pequim e que preferiu ser conhecido apenas pelo apelido, disse que, embora as pessoas ainda estivessem cortando o cabelo para o feriado, elas estavam sendo mais seletivas em relação a outros serviços.
“Nesta época do ano, geralmente temos muitos clientes que vêm para pintar o cabelo ou fazer um permanente. Mas temos menos desses clientes lucrativos agora”, disse ele. “Costumávamos ter de oito a 10 clientes assim por dia durante esta estação em anos normais. Mas no ano passado e neste ano, tivemos apenas cerca de dois a três.”
O Ministério dos Transportes da China estima que um total de 9 bilhões de viagens serão feitas pelo país durante o período de 40 dias em torno do festival, acima dos 8,4 bilhões de viagens registradas no mesmo período do ano passado.
Mas algumas pessoas disseram que estavam abrindo mão de voltar para casa para poder ganhar mais dinheiro.
“Se eu ficar em Pequim, receberei o triplo do salário por quatro dias, não quero abrir mão da oportunidade de ganhar dinheiro”, disse Nie, uma mulher de 57 anos que trabalha em um centro esportivo em Pequim. “Comecei a trabalhar aqui há apenas três meses, não consegui ganhar muito dinheiro em 2024.” Ela omitiu seu nome completo por questões de privacidade.