A cidade de São Paulo ficou em estado de atenção para alagamentos por cerca de duas horas na tarde desta sexta-feira (24) em razão da forte chuva que atingiu a capital paulista. Cerca de 140 mil imóveis ficaram sem energia elétrica em razão do temporal.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo (CGE) colocou toda a cidade em atenção às 15h27, situação que permaneceu até 17h35.
Em toda a região metropolitana, o Corpo de Bombeiros registrou, entre 15h30 e 18h50, 97 chamados para queda de árvores, 219 para alagamentos, quatro para desmoronamentos e três para queda de fiação elétrica. Não há registro de vítimas.
Ao longo da tarde, a cidade teve 33 pontos de alagamento, sendo 29 intransitáveis, segundo o CGE. Às 18h40, a capital ainda tinha seis pontos de alagamento intransitáveis, sendo dois na zona norte, três na região central e um na zona oeste.
As fortes chuvas geraram problemas no trânsito. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a cidade registrou 1.025 quilômetros de congestionamento no fim da tarde. Foi o maior número do ano até o momento.
Outra consequência do temporal foi a falta de energia. A concessionária Enel informou que cerca de 140 mil clientes ficaram sem luz na cidade de São Paulo durante a tempestade. Às 18h30, 126.351 unidades ainda estavam no escuro no município, o equivalente a 2,27% do total.
Impactos no transporte público
O temporal desta sexta-feira provocou paralisações e atrasos no sistema de trens e metrô de São Paulo.
A linha 12-safira da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que liga a região central da capital paulista ao município de Poá, na Grande São Paulo, teve a circulação interrompida por volta das 17h. Às 19h, o ramal permanecia inoperante.
Outras linhas da CPTM, como a 10-turquesa, a 11-coral e a 13-jade, tiveram interrupções parciais.
No metrô, as linhas 1-azul, 2-verde e 3-vermelha tiveram problemas ao longo do dia. A mais afetada foi a 1-azul, que teve alagamentos nas estações Jardim São Paulo e Tucuruvi, na zona norte.
Imagens gravadas por passageiros mostram a estação Jardim São Paulo tomada pela água. As escadas do terminal se transformaram em “cachoeiras“.
Teto de shopping desaba na zona norte
As fortes chuvas fizeram com que parte do telhado do shopping Center Norte desabasse. Não houve vítimas.
Veja:
Alerta da Defesa Civil
Durante o temporal, a Defesa Civil Estadual enviou alertas por telefone celular para usuários na capital paulista.
A notificação alertou para tempestade acompanhada de rajadas de vento e risco de alagamento.
A notificação foi enviada pelo sistema Defesa Civil Alerta, por meio da tecnologia CellBroadCas, chamado internacionalmente como alerta de emergência sem fio, lançado em dezembro do ano passado. É a primeira vez que a ferramenta é usada na capital e a 11ª no estado de São Paulo.