Investing.com — O governo alemão reduziu significativamente sua previsão de crescimento para o ano de 2025 para apenas 0,3%, uma queda acentuada em relação à estimativa anterior de 1,1%.
Esta informação foi divulgada na sexta-feira pelo jornal Handelsblatt, citando fontes governamentais.
A mudança ocorre na esteira de uma economia lenta que não conseguiu se recuperar de dois anos consecutivos de contração.
Em 2021, a economia da Alemanha, a maior da Europa, experimentou uma diminuição pelo segundo ano consecutivo. A desaceleração econômica foi devido a uma variedade de fatores, incluindo concorrência estrangeira, altos preços de energia, taxas de juros persistentemente elevadas e condições de negócios incertas.
Estatísticas oficiais divulgadas na semana passada mostraram que a economia alemã contraiu 0,2% ao longo do ano inteiro.
O estado da economia desempenhou um papel importante na dissolução da coalizão de três partidos do chanceler alemão Olaf Scholz no ano passado. Desacordos sobre estratégias para estimular a economia foram uma causa primária do colapso da coalizão.
Com a aproximação das eleições nacionais em 23.02, a economia é a questão mais premente para os eleitores alemães, de acordo com as pesquisas.
Essa notícia foi traduzida com a ajuda de inteligência artificial. Para mais informação, veja nossos Termos de Uso.