Mato Grosso: Escolas públicas ganham laboratórios makers para fomentar a ciência entre jovens

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Uma revolução na educação está prestes a acontecer em Mato Grosso. Através do projeto “Iniciação Científica e Popularização da Ciência em Escolas Urbanas, de Comunidades Tradicionais, Quilombolas e Indígenas do Estado de Mato Grosso”, coordenado pela professora Lisanil Patrocínio Pereira da Unemat, 15 escolas estaduais serão equipadas com laboratórios makers, transformando a forma como os estudantes aprendem e enxergam o mundo.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o projeto, único aprovado no estado pelo programa “Mais Ciência na Escola”, do MEC e MCTI, visa estimular a curiosidade científica e a criatividade de jovens de diversas origens, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais. A ideia é que os alunos coloquem a mão na massa e desenvolvam projetos inovadores a partir de suas próprias realidades.

Os laboratórios makers serão espaços equipados com ferramentas e materiais que permitirão aos estudantes criar e prototipar suas ideias. A proposta é fugir dos tradicionais laboratórios químicos e oferecer um ambiente mais flexível e adaptável às necessidades de cada comunidade.

O projeto prevê a concessão de bolsas para estudantes e professores envolvidos. Os alunos receberão R$ 300 ou R$ 200 por mês, dependendo da série, e os professores bolsistas receberão R$ 770.

O projeto da Unemat representa um avanço significativo na democratização do acesso à ciência e à tecnologia no Brasil. Ao investir na formação de jovens cientistas, o projeto contribui para a construção de um futuro mais justo e equitativo para todos.

MATO GROSSO – CenárioMT

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