O pastor evangélico Francisco Rodrigues Lemos, de 44 anos, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal na última quarta-feira (22) por suspeita de praticar crimes sexuais contra adolescentes entre 13 a 16 anos. As jovens eram frequentadoras da Igreja em que ele atuava.
As investigações tiveram início em novembro de 2024, quando pelo menos cinco vítimas procuraram a Delegacia Especializa de Atendimento à Mulher para relatar os abusos.
Segundo a polícia, o pastor chamava as jovens da igreja para ajudar na limpeza do templo. No momento em que ficava sozinho com as vítimas, passava as mãos nas partes íntimas e beijava as meninas na boca, além de realizar outros atos sexuais.
A polícia diz que, ao ser questionado pelas garotas, Francisco justificava os abusos como uma forma de “testar as irmãs” e “matar os desejos carnais delas”. Além disso, dizia que estava preparando-as para serem “boas esposas”.
Após os abusos, caso a vítima afirmasse que se sentia culpada, o pastor dizia que era só se ajoelhar perante o senhor e pedir perdão, que Deus as perdoaria.
Ainda segundo a corporação, o pastor também atuou em uma Igreja em São Sebastião, onde teria feito vítimas com o mesmo modo de abuso. Por essa suspeita, existe outra investigação para que mais informações sobre possíveis vítimas possam ser apuradas.
A CNN tenta contato com a defesa de Francisco, mas não obteve retorno até o momento da publicação desta reportagem. O espaço segue aberto.
* Sob supervisão