O Brasil pode fazer história no Mundial de Handebol Masculino de 2025 e alcançar pela primeira vez as quartas de final da competição. Para isso, a seleção precisa vencer a Suécia nesta sexta-feira (24) e contar com uma derrota da Espanha para Portugal. Se essa combinação de resultados acontecer, o Brasil garante uma classificação antecipada para as quartas de final.
“Estamos em uma situação confortável, mas precisamos dessa vitória para ir para a próxima fase. Seria uma classificação histórica para a gente”, afirmou Haniel Langaro, meia-esquerda e artilheiro brasileiro no Mundial com 23 gols.
Nesse cenário, Portugal chegaria a sete pontos e o Brasil a seis, garantindo que ambas as equipes não fossem mais alcançadas, mesmo com possíveis derrotas na rodada final (quando o Brasil enfrenta a Espanha e Portugal encara o Chile).
A seleção brasileira nunca chegou às quartas de final em um Mundial de Handebol. A chance mais próxima foi em 2019, quando a seleção ficou a uma vitória do feito inédito, terminando a competição em nono lugar. Agora, a equipe liderada pelo técnico Marcus Tatá busca superar essa marca histórica.
A seleção chega ao confronto após vitórias sobre Noruega, Estados Unidos e Chile, mas ciente de que não pode repetir os erros que resultaram na derrota para Portugal. “Sabemos que é um jogo crucial para a gente. Estamos colocando tudo o que treinamos e estudamos para evitar erros e ter um bom êxito no final do jogo”, disse o atleta.