O estado de Mato Grosso tem 3,6 mil negócios abertos no ramo da advocacia, o que representa 2% do total de empresas deste setor no país, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT). Os dados também revelam que o estado tem crescido 14% anualmente no número de aberturas de negócios abertos neste setor- acima da média nacional, que está em 11%.
A pesquisa, que visa traçar o perfil e oportunidades aos empresários do setor jurídico no estado, mostra que mais da metade dos entrevistados são homens entre 30 e 50 anos de idade. A maioria (49%), se autodeclara de etnia branca.
O mercado atualmente concentra advogados com maior experiência na carreira jurídica: cerca de 44% atuam há mais de dez anos na área. Apenas 21% dos profissionais atuantes têm menos de cinco anos de carreira.
“Os profissionais da área da advocacia, bem como diversos outros que atuam como profissionais liberais, não contam com disciplinas que focam na gestão de um negócio durante a própria formação acadêmica e eles vão para o mercado sem ter esse conhecimento sobre gestão de finanças, de pessoas, de comunicação, e de elaboração de um plano de ações”, afirma o analista técnico do Sebrae/MT, Túlio Barbosa.
Apesar deste gargalo, o analista percebe que muitos advogados têm buscado conhecimento após a formação para abrir o próprio escritório, e que o Sebrae/MT tem desempenhado um papel fundamental para esta iniciativa.
Desafios
Embora haja um crescimento significativo do número de profissionais da advocacia atuantes no estado, muitos destes ainda se concentram em duas áreas: civil e trabalhista. Diante deste fator, o principal desafio apontado pelos empresários do ramo é a concorrência, como aponta 60% dos entrevistados. Captação de clientes (59%), atualização ou mudanças legislativas (50%) e marketing (43%) são outros obstáculos apontados.
Túlio afirma que estes problemas estão interligados. “Nós vemos isso como um paradoxo, quando os profissionais se limitam a apenas duas áreas de atuação, acabam perdendo uma oportunidade de se diferenciar dos profissionais que já atuam neste mercado e, em algum momento, pode haver uma saturação iminente. Quando se diversifica, os profissionais conseguem vislumbrar diferenciais competitivos e se qualificarem melhor nas áreas que atuam, muitas vezes oferecendo serviços pouco explorados, como: direito agropecuário, direito internacional e direito voltado à área da tecnologia, por exemplo”, pontua.
Parceria com o Sebrae/MT
O escritório de advocacia Oliveira Castro atua há mais de 20 anos na área de direito empresarial e agronegócio, em Cuiabá. Atualmente, o escritório conta com dez advogados. Há pouco mais de sete anos, o empreendimento buscou ampliar a presença no mercado e, por isso, buscou o Sebrae/MT para contribuir com este avanço, como conta uma das advogadas associadas, Luize Menegassi.
“Quando conseguimos entender que a melhor forma de gerir um escritório é ter um olhar de gestão empresarial, a partir de um planejamento estratégico, foi quando conhecemos os produtos do Sebrae/MT. Essa parceria é muito importante, pois foi possível obter contribuições de outros profissionais que não são da área jurídica para olhar o nosso negócio, tanto na questão do marketing, quanto como entregar o produto”, conta.
A pesquisa também aponta que 46% das empresas de advocacia no estado aplicam a governança global, social e corporativa (ESG), em seus negócios. “Precisamos fazer nos nossos negócios, o que nós orientamos aos nossos clientes a fazerem no deles. Não tem como oferecermos um serviço de governança corporativa, de direito societário ou de reorganização da empresa, se a gente não mostrar para onde o cliente precisa olhar, e isso nós vemos no uso do ESG. Precisamos viver este processo, e sentimos que ele vem mudando e melhorando todo o método”, afirma a advogada Luize Menegassi.
Atuação do Sebrae/MT
Nos últimos anos, o Sebrae/MT tem atuado em conjunto com o mercado da advocacia no estado, desenvolvendo ações que possam qualificar o profissional para atuar na área.
Em parceria com a OAB/MT, o Sebrae patrocinou o Encontro Nacional de Jovens Advogados (ENJA), além de acompanhar os profissionais para a maior feira congresso do mercado jurídico no Brasil, a Fenalaw e promover encontros com advogados renomados e representantes de instituições da advocacia brasileira.
“Nós trabalhamos com serviços pontuais: criação de site, marketing digital, planejamento estratégico, branding, mapeamento e melhoria de processos, entre outros. Estamos trabalhando, a cada dia, para aproximar o Sebrae/MT dos profissionais e de instituições vinculadas à advocacia”, destaca o analista técnico do Sebrae/MT, Túlio Barbosa.