O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse a repórteres na sexta-feira (31) que nada pode ser feito pelo Canadá, México e China para evitar tarifas e prometeu taxar itens como chips, petróleo e gás.
O republicano acrescentou que as tarifas sobre petróleo e gás provavelmente serão aplicadas até 18 de fevereiro.
Mais cedo, a Casa Branca disse que Trump implementará a partir de sábado (1º) tarifas de 25% sobre importações canadenses e mexicanas e de 10% sobre produtos chineses com efeito imediato.
Agora no começo da noite, o republicano voltou atrás e afirmou que vai reduzir as tarifas ameaçadas sobre o petróleo canadense para 10%.
CEO da Nvidia
Ao longo de sua campanha, Trump sinalizou que faria uma gestão próxima de big techs e outras grandes companhias para desenvolver a indústria dos EUA.
Em seus primeiros dias de mandato, o presidente assinou uma série de ordens para “destravar a liderança dos EUA em inteligência artificial (IA)”.
Nesta sexta, Trump disse que teve uma boa reunião com o presidente-executivo da Nvidia, Jensen Huang.
A reunião acontece no momento em que os EUA estão se preparando para restringir ainda mais as exportações de chips de IA para garantir que o poder de computação avançado permaneça no país e entre seus aliados, enquanto buscam mais maneiras de bloquear o acesso da China.
*Com informações de Reuters
Bitcoin supera US$ 80 mil pela 1ª vez com otimismo por governo Trump