A história de um dos maiores clássicos do país terá mais um capítulo neste sábado (1º). A partir das 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador, Bahia e Vitória se enfrentarão pela 500ª vez na história. O duelo será válido pela 6ª rodada do Campeonato Baiano de 2025.
O retrospecto dos 499 jogos anteriores é favorável ao lado tricolor da capital baiana, que comemorou 194 triunfos (como os torcedores gostam de chamar), com 680 gols marcados.
O lado rubro-negro, por sua vez, celebrou 153 vitórias, com 589 tentos anotados. Os outros 152 duelos terminaram empatados.
Dupla embalada
O clássico é recheado de grandes histórias, mas o momento recente dos dois clubes o torna ainda maior. O Bahia, em novo patamar desde a chegada do Grupo City para comandar a SAF, disputará a Libertadores, em 2025, pela primeira vez depois de 35 anos.
A equipe principal, treinada por Rogério Ceni, está com aproveitamento de 100% na atual temporada. São três vitórias em três jogos, com 9 gols marcados e apenas um sofrido.
Já o Vitória vive a expectativa de disputar a Copa Sul-Americana apenas três anos depois de frequentar a Série C do Campeonato Brasileiro. Com uma arrancada histórica, o Leão voltou a almejar coisas grandes no cenário do futebol nacional.
Comandado por Thiago Carpini, o time rubro-negro tem três vitórias e três empates neste ano, com 15 gols marcados e cinco sofridos. E as três vitórias foram celebradas com goleadas: 4 a 1 sobre Juazeirense-BA e Colo-Colo-BA, e 4 a 0 sobre o Jacobina-BA.
Reforços
As duas equipes chegam para o clássico com reforços importantes. O Bahia fez contratações pontuais, mas de peso. O zagueiro Santiago Mingo, o volante Erick, os meias Michel Araújo e Rodrigo Nestor, e os atacantes Erick Pulga e Willian José chegaram para melhorar o elenco tricolor.
O Vitória investiu em quantidade, mas a qualidade também não foi deixada de lado. O principal nome da janela foi o atacante Wellington Rato, ex-São Paulo. Também chegaram o goleiro Gabriel, os laterais Claudinho e Hugo, o zagueiro Zé Marcos, os volantes Thiaguinho, Ronald Lopes e Gabriel Baralhas, o meia Val Soares, e os atacantes Bruno Xavier e Fabri.
Desfalques
O Bahia deve ter pelo menos cinco desfalques para o clássico. Os zagueiros Gabriel Xavier e David Duarte e o lateral-esquerdo Iago Borduchi estão em processo de transição física e técnica. Já o lateral-direito Santiago Arias e o meia Michel Araújo estão entregues ao departamento médico, com lesões em suas respectivas coxas.
O Vitória, por sua vez, está com o “DM” praticamente “zerado”. Apenas o volante Caio Vinícius, com uma lesão muscular, não deve ficar à disposição do técnico Thiago Carpini.
Torcida única
Por recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), os clássicos da capital baiana são disputados com torcida única. Portanto, neste sábado, apenas tricolores estarão presentes na Fonte Nova.
Bahia x Vitória
Bahia: Marcos Felipe (Danilo Fernandes); Gilberto, Kanu, Santiago Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Erick (Jean Lucas), Everton Ribeiro e Cauly; Ademir e Luciano Rodríguez. Técnico: Rogério Ceni.
Vitória: Lucas Arcanjo; Claudinho, Neris, Wagner Leonardo e Hugo; Ricardo Ryller, Ronald Lopes e Wellington Rato; Gustavo Mosquito (Matheuzinho), Janderson e Osvaldo. Técnico: Thiago Carpini.
- Motivo: 6ª rodada do Campeonato Baiano
- Data e horário: 1º de fevereiro de 2025 (sábado), às 16h (de Brasília)
- Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
- Transmissão: TVE, na TV aberta e no YouTube.