O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), candidato à presidência da Câmara, defendeu neste sábado (1º) o impeachment do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Marcel van Hattem falou sobre o assunto durante o discurso que antecedeu a eleição para o próximo presidente da Casa.
“A primeira pauta que o presidente da Câmara dos Deputados precisa defender, em virtude do posicionamento de dezenas de parlamentares, é o impeachment de Luiz Inácio Lula da Silva”, disse.
O deputado gaúcho disputa o posto com Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) e Hugo Motta (Republicanos-PB). Motta é considerado o favorito e tem apoio do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e da maior parte dos partidos.
Durante o discurso, van Hattem provocou Hugo Motta. “Pergunto, portanto, senhor presidente, ao respeitável deputado Hugo Motta, se ele pautará o processo de impeachment de Lula ou se o fato de ser uma candidatura apoiada pelo PT, pelo próprio Lula e pelo Partido Comunista do Brasil, o impedirá de fazer o que é correto”, destacou.
O deputado também questionou se Motta, caso eleito, se compromete com a redução de impostos, com o aumento da carga tributária e com o combate à corrupção. Marcel van Hattem também afirmou a importância de pautar o projeto de lei que anistia os presos pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro.