A Câmara dos Deputados e o Senado Federal elegem, neste sábado (1º), seus novos presidentes para o biênio 2025-2026. A escolha da nova Mesa Diretora do Senado tem início às 10h, enquanto na Câmara a eleição ocorre à tarde, a partir das 16h.
Na Casa Alta, haverá duas sessões, agendadas respectivamente para as 10h e 11h. Na primeira, cada candidato à Presidência do Senado tem 15 minutos para discursar, seguindo ordem alfabética.
Após os discursos, é iniciada a votação por cédula. Apurados os votos, o resultado é anunciado, e o candidato eleito assume o comando do Senado.
Em seguida, uma nova sessão elege os demais representantes da Mesa Diretora — vice-presidentes, secretários e suplentes.
Nessa sessão, cada candidato tem dez minutos para discursar. Concluídos os discursos, a votação tem início e, a seguir, o resultado é proclamado.
Câmara
Na Câmara, o rito é similar. A partir das 11h, tem início a reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa Diretora.
Às 16h, cada candidato à Presidência da Casa terá dez minutos para discursar. Depois dos discursos, tem-se início a votação. Diferentemente dos senadores, os deputados utilizam urnas eletrônicas no processo eleitoral.
Feita a apuração dos votos, o resultado é anunciado e o candidato eleito assume o comando da Casa.
Na sequência, o resultado é anunciado para os demais cargos da Mesa Diretora — também formada por vice-presidentes, secretários e suplentes.
Qual a função de cada um na Mesa Diretora?
Senado
Ao todo, 11 senadores integram a Mesa: um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários titulares e quatro suplentes.
Presidente: convoca e preside as sessões da Casa e as sessões conjuntas do Congresso Nacional; dá posse aos senadores; representa os interesses do Senado e do país no Plenário; define as pautas das sessões; e decide questões de ordem.
1º e 2º vice-presidentes: substituem, nessa ordem, o presidente em situações de ausência ou impedimento.
1º secretário: responsável pela listagem dos resultados de votações; pela leitura de correspondências oficiais e documentos relativos às sessões; supervisiona as atividades administrativas da Casa.
2º secretário: lavra as atas das sessões secretas, as lê e assina e depois do 1º secretário.
3º e 4º secretários: fazem as chamadas dos senadores, contam votos e auxiliam o presidente na apuração das eleições.
Suplentes: substituem os secretários em casos de ausência ou impedimento.
Câmara
Ao todo, 11 deputados integram a Mesa.
Presidente: representa a Câmara em pronunciamentos coletivos; define a pauta de votações do Plenário; supervisiona todos os trabalhos da Casa; integra o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional.
1º vice-presidente: substitui o presidente em caso de ausência; elabora pareceres sobre requerimentos de informações e projetos de resolução.
2º vice-presidente: substitui o presidente e o primeiro-vice caso ambos estejam ausentes; estimula a interação da Câmara com os Legislativos estaduais e municipais; analisa pedidos de ressarcimento de despesa médica dos deputados.
1º secretário: cuida dos serviços administrativos e de pessoal da Câmara; envia requerimentos de informações a ministros; dá posse ao secretário-geral da Mesa e ao diretor-geral da Câmara; decide, em primeira instância, recursos contra o diretor-geral; ratifica despesas, credencia assessores e profissionais da imprensa e empresas que prestem serviços à Câmara;
2º secretário: trata das relações internacionais e emissão de passaportes da Câmara; cuida dos programas de estágio da casa.
3º secretário: concede licenças médicas e de missões especiais dos deputados.
4º secretário: administra os apartamentos funcionais da Câmara.