Após sete anos sem pilotos brasileiros no grid de forma regular, a temporada 2025 da Fórmula 1 terá Gabriel Bortoleto como representante do país. O piloto é um dos três novatos na principal categoria do automobilismo mundial nesta temporada.
Além de Bortoleto, da Sauber, Andrea Kimi Antonelli, da Mercedes, e Isack Hadjar, da Racing Bulls, estreiam na categoria este ano.
Outros três pilotos, que já guiaram pela Fórmula 1 de forma breve, também ganharam vagas para esta temporada. São os casos de Oliver Bearman, na Haas, Jack Doohan, na Alpine, e Liam Lawson, na Red Bull.
Gabriel Bortoleto
O brasileiro Gabriel Bortoleto, de 20 anos, é uma das caras novas no grid da Fórmula 1 em 2025. Campeão da Fórmula 2 em 2024, Bortoleto começou sua carreira no kart em 2011.
Em 2020, começou sua carreira nos carros de fórmula ao disputar a Fórmula 4 Italiana. Posteriormente disputou a Fórmula Regional Europeia (FRECA), em 2021 e 2022. Em 2023, se sagrou campeão da Fórmula 3 em sua temporada de estreia. Após o excelente desempenho na F3, Gabriel disputou a Fórmula 2 em 2024, onde também foi campeão em sua temporada de estreia.
Antes mesmo de conquistar o título da F2, Bortoleto já havia sido anunciado como novo piloto da Sauber, em contrato multianual junto à equipe suíça.
Andrea Kimi Antonelli
Uma das grandes promessas do automobilismo, Antonelli chega à Mercedes com a dura missão de substituir o heptacampeão mundial Lewis Hamilton. Com apenas 18 anos de idade, o italiano “queimou etapas” e não disputou algumas categorias de formação, como por exemplo, a Fórmula 3.
Iniciou sua trajetória no esporte aos sete anos de idade, no kart. Desde jovem, chamou a atenção de equipes como Ferrari e Mercedes para integrar suas academias de pilotos. Toto Wolff, CEO da Mercedes F1 Team, sempre se mostrou encantado com a habilidade de Antonelli e conseguiu firmar um acordo com o Kimi.
Passou pela Fórmula 4 italiana e pela F4 dos Emirados Árabes, onde foi campeão de ambas em 2022, FRECA, que conquistou na sua temporada de estreia na categoria, em 2023. Em 2024, disputou a Fórmula 2 e teve a oportunidade de guiar pela Mercedes no treino livre 1 do GP da Itália.
Isack Hadjar
Novo piloto da Racing Bulls para 2025, Hadjar também começou sua carreira no automobilismo no kart, aos nove anos de idade. Em 2019, estreou na Fórmula 4 francesa.
Posteriormente, passou pela Fórmula 4 dos Emirados Árabes, FRECA, Fórmula 3 e Fórmula 2. Em 2024, disputou o título da F2 de forma acirrada com Gabriel Bortoleto, mas amargou o vice-campeonato da categoria. Após o fim da temporada, o francês assinou com a Racing Bulls para 2025 e assumiu a vaga de Liam Lawson, a caminho da Red Bull.
Liam Lawson
Tido como “o mais experiente dos novatos”, Lawson não é um estreante na categoria, mas terá a oportunidade de iniciar uma temporada na F1 como piloto titular pela primeira vez neste ano. O neozelandês fará dupla com o tetracampeão Max Verstappen na Red Bull.
Em 2023, fez sua estreia pela AlphaTauri na vaga de Ricciardo, lesionado após acidente no GP da Holanda. Ao todo, o piloto soma 11 Grandes Prêmios na carreira.
Oliver Bearman
Assim como Lawson, Oliver Bearman, de 19 anos, também não é estreante na F1, mas pela primeira vez começa uma temporada na categoria. O piloto fez sua estreia oficial na Fórmula 1 em 2024, no GP da Arábia Saudita. Na ocasião, o britânico substituiu Carlos Sainz, que à época corria pela Ferrari e foi afastado devido a um quadro de apendicite. O então estreante chamou a atenção pelo seu desempenho e finalizou a prova na sétima colocação.
Posteriormente, guiou pela Haas nos GPs do Azerbaijão e de São Paulo na vaga de Kevin Magnussen. O britânico assinou um acordo multianual com a equipe estadunidense e inicia a temporada como piloto titular da escuderia.
Jack Doohan
Contratado pela Alpine para a disputa da temporada 2025, Doohan estreou pela equipe francesa na última etapa da F1 em 2024, nos Emirados Árabes. Na ocasião, o australiano substituiu Esteban Ocon, que já havia acertado sua saída da equipe para a Haas.
Doohan inicia o ano como piloto titular da Alpine apesar de começar a temporada pressionado pela “sombra” de Franco Colapinto, que guiou pela Williams em 2024 e assinou como piloto reserva da escuderia francesa para 2025.