Indicados de Trump recebem ações da empresa dona da Truth Social

Publicidade

A Trump Media & Technology Group distribuiu nesta semana blocos de ações avaliados em pouco mais de US$ 825 mil para seus diretores, incluindo indicados do governo do presidente Donald Trump Kash Patel (FBI) e Linda McMahon (Departamento de Educação). Ambos aguardam confirmação formal para os cargos.

Como parte do pacote de concessão de ações para membros do conselho, a controladora da Truth Social emitiu nesta terça-feira (28) quase 26 mil ações para seus seis diretores: Patel, McMahon, o ex-representante comercial dos EUA Robert Lighthizer, Eric Swider, Kyle Green e Donald Trump Jr., segundo documentos divulgados pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) nesta quinta-feira (30).

Muitos críticos do presidente Trump têm afirmado que a sua complexa rede de participações financeiras em várias propriedades, criptomoedas e na sua empresa de rede sociais poderiam ajudá-lo a lucrar com a sua presidência e obter favores indevidos de parceiros comerciais que também servem o seu governo.

 

Trump tomou pelo menos uma medida para evitar um conflito de interesses. Em dezembro, anunciou que havia transferido a sua participação maioritária na Trump Media para um trust revogável do qual o filho mais velho do presidente, Trump Jr., é o único beneficiário e administrador, de acordo com registos regulamentares. Ele não vota nas decisões da empresa ou da direção.

É comum que os membros do conselho de administração de uma empresa recebam quotas, e não há qualquer prova de que estas concessões tenham sido algo além das típicas distribuições de papéis a membros do quadro.

No entanto, as relações financeiras que os potenciais dirigentes de alto nível do governo Trump têm com a Trump Media – uma companhia construída com base na marca do presidente e um negócio em que o presidente é o acionista dominante – podem aumentar as preocupações sobre conflitos de interesse que já envolvem a companhia e a segunda gestão Trump.

Os documentos indicam que as ações foram concedidas “como contrapartida de serviços prestados” a partir da abertura do capital da empresa, realizada em março de 2024.

As emissões de títulos restritos, em que cerca de 25% do total das cotas que receberam – uma cota de cerca de 6,5 mil, cada uma no valor de mais de US$ 200 mil, no valor de fechamento de mercado desta sexta-feira (31) – podem ser imediatamente vendidas.

Os outros 75% das unidades de participação devem ser entregues em parcelas trimestrais entre março de 2025 e março de 2027.

A divulgação dos presentes ocorreu no mesmo dia em que Patel foi alvo de uma dura audiência de confirmação do Senado americano, que incluiu questionamentos sobre os seus comentários anteriores que elogiavam os participantes dos tumultos do Capitólio dos EUA em 6 de janeiro de 2021.

A empresa também anunciou esta semana planos de expansão para serviços financeiros e de compra de bitcoin e outras criptomoedas. A Trump Media disse que planeja lançar uma marca de fintech chamada Truth.Fi e introduzir veículos de investimento que se concentrarão no crescimento americano, manufatura, energia e a “Economia Patriota”.

Matt Egan e Marshall Cohen da CNN contribuíram para este relatório.

4 em cada 10 universitários trancam curso por dívidas, diz pesquisa

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress