Mato Grosso deve se destacar no cenário econômico nacional em 2025, impulsionando o crescimento do Centro-Oeste e contribuindo significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. É o que aponta um estudo da consultoria Tendência, divulgado pelo jornal Estado de S. Paulo.
A região Centro-Oeste, composta por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, deve apresentar um crescimento de 2,8% em 2025, superando a projeção de 2% para o Brasil como um todo, feita pelo Banco Central.
Esse desempenho positivo é atribuído, principalmente, ao forte desempenho do agronegócio, com destaque para a produção de soja e milho na safra 2024/2025. A expectativa é de uma safra recorde, impulsionada pela recuperação após os desafios climáticos enfrentados na safra anterior.
A economista Camila Saito, da Tendências Consultoria, ressalta que o Centro-Oeste possui um cenário mais favorável para 2025, impulsionado pela recuperação do agronegócio. A região, que responde por 50% da produção de grãos do Brasil, deve apresentar um crescimento de 6% no PIB agropecuário em 2025, após uma queda de 6,1% no ano anterior.
O estudo da Tendência revela que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, grandes produtores de grãos, devem liderar o crescimento do PIB na região, com taxas de 4,4% e 3,7%, respectivamente.
Enquanto o Centro-Oeste acelera seu crescimento, as demais regiões do país devem enfrentar uma desaceleração econômica em 2025, diante do aumento da taxa básica de juros e do menor impulso fiscal.
O bom desempenho do agronegócio no Centro-Oeste tem gerado um impacto positivo em outros setores da economia, como o de serviços e o imobiliário. O potencial de consumo da região tem crescido consistentemente nos últimos anos, refletindo o aumento da renda da população.
Agronegócio de Mato Grosso
A força do agronegócio também se reflete no mercado imobiliário, com destaque para o desempenho de Goiânia, que se destaca no Índice de Demanda Imobiliária para imóveis de diferentes padrões.
Os dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) também evidenciam o avanço da riqueza no Centro-Oeste, com o volume financeiro do segmento private (para investidores com mais de R$ 5 milhões) apresentando um crescimento acelerado nos últimos anos.
Diante desse cenário, Mato Grosso se consolida como um dos motores do crescimento econômico do Brasil em 2025, impulsionado pelo agronegócio e seus impactos positivos em diversos setores da economia.