Uma operação conjunta da Polícia Federal, Força Aérea Brasileira (FAB), Grupo Especial de Fronteira de Mato Grosso (Gefron-MT) e Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT) resultou na apreensão de 500 quilos de skunk, conhecido como “supermaconha”, em uma área rural do estado. Essa é a maior apreensão da droga já realizada no estado.
A ação, deflagrada no domingo (2), foi desencadeada a partir do compartilhamento de informações entre as forças de segurança, que possibilitou a identificação, por meio de monitoramento aéreo, de uma aeronave circulando no espaço aéreo brasileiro 1 sem plano de voo.
A FAB e a Polícia Federal acompanharam a aeronave até que, seguindo os protocolos institucionais, foi iniciado o procedimento de interceptação. Durante a operação, a aeronave realizou um pouso forçado em área rural próxima a uma fazenda, onde a droga foi encontrada.
Embora o piloto tenha conseguido fugir do local, uma equipe da Polícia Federal apreendeu o carregamento de drogas antes que as chamas consumissem o avião.
Essa ação inédita integra o esforço conjunto das forças de segurança no combate ao tráfico de drogas em Mato Grosso, e as investigações seguem em curso, com especial atenção à prisão das lideranças e à descapitalização das organizações criminosas.