A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé) anunciou oficialmente sua entrada no mercado de cereais, firmando sociedade com a Agrobom, empresa especializada na comercialização de grãos no Sul de Minas Gerais. Desta forma, a cooperativa amplia seus negócios para o recebimento, comercialização e exportação de soja e milho, fortalecendo sua presença no agronegócio brasileiro e global.
Com mais de 90 anos de história no cooperativismo e 67 anos atuando no setor cafeeiro, a Cooxupé já exporta café para 50 países em cinco continentes.
O jornalista Antônio Pétrin esteve em Guaxupé, no Sul de Minas, onde entrevistou produtores cooperados, o sócio-fundador da Agrobom, Paulo Castelli, e o vice-presidente da Cooxupé, Osvaldo Bachião, sobre essa novidade.
Sobre a Cooxupé
Com mais de 20 mil cooperados em 340 municípios, a cooperativa é a maior exportadora brasileira de café arábica – em 2023, comercializou 4,5 milhões de sacas, sendo 3,6 milhões exportadas – e atua no Sul e Cerrado de Minas, Média Mogiana (SP) e Matas de Minas. A Cooxupé possui o protocolo Gerações, alinhado às práticas sustentáveis da agenda ESG.
Sobre a Agrobom
Fundada em 2006, a Agrobom nasceu da necessidade de atender a crescente demanda de produtores da região Sul de Minas. A empresa expandiu sua atuação para exportação de cereais em 2007 e, hoje, atende mais de 60 municípios. Sua história está ligada à família Castelli, referência na produção de soja no Brasil.