O Estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, deverá passar por um processo de revitalização que promete modernizar suas estruturas e adequá-lo às normas de acessibilidade, conforto e segurança. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer, o Luverdense Esporte Clube e o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unilasalle.
Nesta semana, o secretário de Esporte e Lazer, André Matto, e o presidente do Luverdense, Aluízio Bassani, se reuniram com representantes da Unilasalle para discutir o futuro do estádio. O acadêmico Gabriel de Oliveira, sob orientação do professor Daniel Cardoso e da coordenadora Mayara Cristina Pelin, desenvolverá um projeto inovador como parte de sua conclusão de curso, atendendo às demandas do clube e da prefeitura.
A revitalização do Passo das Emas levará em consideração diretrizes estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Estádios (Sisbrace), criado pelo Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD) para promover a melhoria contínua dos estádios de futebol no país. O sistema se baseia no Estatuto de Defesa do Torcedor e estabelece padrões para garantir maior conforto, segurança, acessibilidade e boas condições sanitárias.
A análise da atual estrutura do estádio identificou problemas relacionados à acessibilidade e segurança. A proposta de revitalização inclui melhorias na mobilidade para pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida (PMR), além da readequação do fluxo de deslocamento e do uso dos espaços. Também estão previstas intervenções para aprimorar o conforto térmico, acústico e visual do estádio, bem como melhorias na infraestrutura elétrica, sanitária e de coberturas.
Outro ponto importante do projeto é a modernização do centro de treinamento do Luverdense Esporte Clube, que é integrado ao estádio. A expectativa é que a revitalização proporcione um ambiente mais funcional tanto para atletas quanto para torcedores, impulsionando o esporte na cidade.
Com essa parceria entre poder público, iniciativa privada e meio acadêmico, Lucas do Rio Verde dá mais um passo para fortalecer sua infraestrutura esportiva, garantindo melhores condições para eventos e valorizando o esporte local.