A Sauber, equipe suíça de Fórmula 1, está estabelecendo uma base de engenharia na Inglaterra como parte de sua preparação para se tornar o time oficial da Audi na categoria a partir de 2026.
A equipe indicou que Bicester, Milton Keynes e Silverstone são locais potenciais, com a expectativa de que o centro técnico comece a operar até o verão.
Atualmente, apenas três das 10 equipes da Fórmula 1 estão fora do Reino Unido, e a Sauber tem enfrentado dificuldades para atrair profissionais técnicos de alto nível para sua sede em Hinwil, na Suíça, devido à proximidade das principais equipes na região britânica conhecida como Motorsport Valley.
A partir de 1º de abril, o ex-diretor esportivo da Red Bull, Jonathan Wheatley, assumirá como principal da equipe. Em comunicado, Mattia Binotto, diretor de operações e técnico da Sauber, explicou que “expandir para o Reino Unido nos permite permanecer próximos a um dos ecossistemas de motorsport mais dinâmicos do mundo. Nossa visão é criar uma rede forte e colaborativa entre Hinwil e o Reino Unido, impulsionando inovação e desempenho”.
Motorsport Valley
O Reino Unido abriga uma indústria de motorsport próspera, com cerca de 25 mil pessoas empregadas, principalmente na região central do país, perto do circuito de Silverstone, que sediou o primeiro Grande Prêmio do Campeonato Mundial em 1950.
A Sauber destacou que, com a criação da nova instalação, a equipe pretende fortalecer sua presença no Motorsport Valley e estabelecer uma plataforma para colaborar com especialistas de destaque e atrair talentos locais para o Projeto Audi F1.
Este movimento faz parte de uma estratégia de longo prazo da Audi para expandir suas capacidades técnicas no automobilismo. A Audi também está desenvolvendo seu próprio motor em Neuburg, na Baviera, com a mudança nas regras dos motores para 2026 representando um possível grande ponto de inflexão na hierarquia atual da F1.
Binotto afirmou que Hinwil continuará sendo o centro das operações de engenharia da Sauber. Em novembro, o grupo Volkswagen, proprietário da Audi, anunciou que o fundo soberano do Catar adquirira uma participação significativa na equipe.
A Sauber terminou na última posição no campeonato de construtores de 2024, com apenas quatro pontos após 24 corridas. A equipe contará com uma nova formação de pilotos nesta temporada, com o estreante brasileiro Gabriel Bortoleto ao lado do experiente alemão Nico Hulkenberg.