A primeira-dama, Janja Lula da Silva, dará início em fevereiro a uma agenda de viagens pelo país com o objetivo de acompanhar de perto a execução de políticas públicas do governo federal.
Janja viajará acompanhada de ministros que conduzem pautas relacionadas com sua área de atuação.
As agendas estão em processo de construção com os ministérios e serão realizadas a partir deste mês.
A ideia do giro pelo país partiu da primeira-dama e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
As viagens vão acontecer em um momento em que o governo trabalha para reverter a queda na popularidade e o aumento da percepção negativa dos eleitores.
A avaliação é de que Janja pode amplificar, tanto nas redes sociais como presencialmente nos estados que serão visitados nos próximos meses, pautas de importância para o governo por sua afinidade e conhecimento com os assuntos tratados.
A primeira-dama tem 2,4 milhões de seguidores no Instagram e 1,2 milhão de seguidores no X. Suas publicações nessas e em outras redes sociais alcançam milhões de pessoas.
O ministro Camilo Santana, da Educação, deverá estar ao lado da primeira-dama devido à atuação da pasta com temas como alimentação escolar e insegurança alimentar.
Wellington Dias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, acompanhará Janja, entre outros fatores, pela possibilidade de relacionar as políticas com a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa lançada pelo Brasil na Cúpula do G20.
“Vocês vão me ver andar pelo Brasil com vários ministros. A gente vai mostrar um pouquinho dos resultados dos programas e das políticas sociais do governo do presidente Lula”, afirmou Janja, ao lado de Wellington Dias, em um vídeo publicado em suas redes sociais.
O ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, por sua atuação no combate à pobreza energética, também estará no giro pelo país com a primeira-dama.
A ministra Cida Gonçalves, das Mulheres, participará das viagens por sua atuação, entre outros assuntos, com temas relacionados ao combate à misoginia e violência contra a mulher, empreendedorismo feminino e mulheres nos espaços de decisão e poder.