Há 5 meses, igreja desabou no Recife; 2 pessoas morreram e 29 se feriram

Publicidade

Ao menos uma pessoa morreu e cinco ficaram feridas nesta quarta-feira (5) após o desabamento do teto da igreja de São Francisco de Assis, no centro histórico de Salvador (BA).

Pouco mais de cinco meses antes do acidente na capital baiana, outra igreja desabou na zona norte do Recife. O acidente, ocorrido no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, deixou duas pessoas mortas e 29 feridas.

O desabamento ocorreu durante a distribuição de cestas básicas, em um momento de grande movimento no santuário.

Segundo laudo pericial elaborado pelo Instituto de Criminalística (IC) e entregue à Polícia Civil em novembro, o desabamento foi causado pela oxidação de peças metálicas que fixavam uma das treliças de suporte estrutural. O documento cita problemas de infiltração e manutenção inadequada.

De acordo com o laudo, a oxidação comprometeu o console –peça de apoio para fixação– da quinta treliça do santuário, resultando na perda de aderência à parede. Sem a fixação adequada, a estrutura não suportou o peso do telhado, agravado por equipamentos adicionais, como placas solares e mantas asfálticas instaladas para conter infiltrações.

O documento detalha que a infiltração de água no teto e nas paredes, especialmente na parede direita do santuário, foi a principal responsável pelo desgaste das peças metálicas.

O perito destacou que as mantas asfálticas aplicadas não cumpriram a função, permitindo a continuação das infiltrações. O relatório também enfatiza a ausência de um plano de manutenção que poderia ter prevenido o colapso.

No dia 11 de dezembro, a Polícia Civil de Pernambuco indiciou quatro pessoas pelo desabamento. Entre os indiciados estão o dono da empresa responsável pela instalação dos painéis solares e três funcionários da companhia.

Nacional – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress