Justiça determina exoneração de marido da prefeita de Várzea Grande

Publicidade

Uma decisão judicial proferida pelo juiz Carlos Roberto Barros de Campos, da 3ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande, determinou a exoneração de todos os parentes de agentes públicos que ocupam cargos na administração do município. A medida atinge diretamente o marido da prefeita Flávia Moretti (PL), Carlos Alberto Araújo, que exerce a função de secretário de Assuntos Estratégicos.

A decisão do juiz é resultado de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), que visa combater o nepotismo em Várzea Grande. O MP argumenta que a prática de nomear parentes para cargos públicos, além de ser vedada pela Súmula Vinculante 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), também contraria a Lei Orgânica do município.

A ação do Ministério Público aponta que, mesmo após o envio de notificações recomendatórias para regularizar casos específicos de nepotismo, as nomeações irregulares persistiram. Diante disso, o órgão solicitou à Justiça a exoneração imediata de todos os agentes públicos nomeados em desacordo com as normas, a elaboração de um novo modelo de declaração padrão a ser assinado pelos nomeados e a revisão periódica de todas as nomeações.

Ao analisar o caso, o juiz Carlos Roberto Barros de Campos destacou que a legislação de Várzea Grande é ainda mais rigorosa que a Súmula Vinculante 13 do STF, pois inclui cônjuges e companheiros entre os parentes que não podem ser nomeados para cargos públicos, mesmo em situações que a Súmula permite.

Na decisão, o magistrado ressaltou que “é inaceitável que agentes públicos, servidores ou não, independentemente de sua área de atuação, possam deliberar, da forma como bem entender, as diretrizes que irão reger o exercício de suas funções sem, contudo, observar as normas que regem seus atos e, acima de tudo a moralidade administrativa”.

Com base nesses argumentos, o juiz julgou procedentes os pedidos do Ministério Público e determinou a exoneração imediata de todos os agentes públicos nomeados em situação de nepotismo, conforme as regras mencionadas, além da elaboração de um novo modelo de declaração padrão.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress