IFMT de Várzea Grande visita Sesp e adere ao programa Vigia Mais MT

Publicidade

Gestores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Várzea Grande, conheceram o Programa Vigia Mais MT, nesta terça-feira (4.2), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Eles iniciaram o processo de adesão ao serviço de videomonitoramento em segurança pública instituído pelo Governo do Estado.

Inicialmente, o IFMT várzea-grandense, instituição com 1,1 mil estudantes, receberá 20 câmeras fixas com alta resolução de imagens. Os equipamentos, conforme determina a legislação que criou o programa, deverão ser instalados em áreas de interesse coletivo. No caso do instituto, na fachada, entorno do prédio, vias próximas e outros espaços para segurança dos estudantes, professores e das comunidades próximas.

 “O Vigia Mais é um programa incrível. Eu já tinha ouvido falar, mas não sabia que era tão fácil aderir. Estou impressionado com a facilidade de acesso. Hoje, estamos constatando que é mais do que o equipamento de videomonitoramento; é todo o serviço público para a segurança da população que está agregado às câmeras. É realmente muito interessante”, avaliou o diretor-geral do IFMT de Várzea Grande, professor João Bosco Lima Beraldo.

João Bosco e o coordenador de Logística do IFMT de Várzea Grande, Claudinilson Alves, assistiram a apresentação técnica e conheceram o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) – setor onde as imagens captadas pelas câmeras do Vigia Mais MT são acompanhadas em tempo real.

O secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que a adesão pelo IFMT de Várzea Grande vai complementar o projeto de instalação de câmeras na região do Chapéu do Sol.

“Vamos fazer a vigilância em segurança pública e também beneficiar uma instituição importante, com mais de mil estudantes, operando nos mesmos moldes empregados pela Seduc (Secretaria de Estado de Educação) nas escolas estaduais. A ideia é a mesma: fazer a proteção dos ambientes escolares, dos professores, dos alunos e de todo o entorno. São esses pequenos projetos que vão complementando o projeto maior do município e do Estado. É assim que vamos chegar ao conceito de muralha virtual que desenvolvemos para Mato Grosso”, completou o secretário ajunto.

O tenente Leandro Alves fez a explanação do Vigia Mais juntamente com os tenentes-coronéis Wangles do Santos Lino e Raul Castro de Oliveira, superintendente do Ciosp e coordenador de Sistemas e Telecomunicação da Sesp, respectivamente.

MATO GROSSO – CenárioMT

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress