Para que tombar sem responsabilidade para cuidar, diz Lula após caso na BA

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o tombamento de prédios públicos sem planejamento adequado e defendeu a destinação de recursos para a preservação dessas edificações. A declaração foi feita após o desabamento do teto da Igreja São Francisco de Assis, em Salvador.

“É preciso colocar dinheiro para manter as coisas. Vejo um monte de prédio tombado na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, e o cidadão, que fez o tombamento, que aprovou a lei na Câmara, não coloca orçamento para que isso seja conservado. Você tomba e a coisa vai apodrecendo, vai envelhecendo, vai caindo. Então pra que tombar se não tem responsabilidade para cuidar”, afirmou o presidente em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

O presidente destacou a necessidade de que o tombamento de edifícios públicos seja acompanhado de um planejamento financeiro e orçamentário. Ele também se solidarizou com as vítimas do acidente ocorrido na quarta-feira (5), que deixou uma pessoa morta e cinco feridas.

“Temos que ter responsabilidade ao fazer o tombamento de qualquer prédio público. Já vimos o que aconteceu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Eu lamento pela queda da igreja, toda minha solidariedade às vítimas do acidente”, completou Lula.

O tombamento é um mecanismo legal para preservar bens de valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental, garantindo a proteção pelo poder público em nível federal, estadual ou municipal. A medida impõe restrições a alterações, venda ou demolição.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress