O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta quinta-feira (6) que está convencido de que a inflação dos alimentos será resolvida logo. “Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, afirmou em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
Lula argumentou que o governo está discutindo o tema com ministérios responsáveis e empresários do setor para encontrar uma solução.
“Nós estamos trabalhando, conversando com empresários, utilizando a competência da Fazenda, do Ministério da Agricultura, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, para que a gente encontre uma solução como reduzir preço”, disse.
O presidente disse ainda que o Brasil precisou lidar com a alta do dólar causada por “um Banco Central irresponsável” e por “loucuras” na campanha presidencial nos Estados Unidos. Esse fator teria influenciado na inflação brasileira do último ano. Na visão dele, porém, o dólar já está sendo ajustado e a situação deve melhorar em breve.
Segundo Lula, foram abertos mais de 300 novos mercados para produtos brasileiros, sendo quase todos no setor de alimentos.
“O Brasil virou celeiro do mundo. As pessoas estão comprando muito do Brasil e nós precisamos produzir mais, melhorar a qualidade, para que a gente possa baratear o preço. Eu não posso fazer congelamento, colocar fiscal para ir em fazenda ver se o gado está guardado ou não”, disse.
*Sob supervisão de Renata Souza