Chuva de meteoros Alfa Centauridas atinge pico neste fim de semana

Publicidade

Neste sábado (8), a chuva de meteoros Alfa Centauridas atinge seu pico e, embora ela seja visível do Brasil todo, deve ser difícil de observá-la nestes primeiros dias, pois a Lua está saindo da fase cheia e seu brilho pode atrapalhar.

A Alfa Centauridas é uma chuva de meteoros menor, com uma taxa entre 2 e 10 meteoros por hora. Para tentar observar as estrelas cadentes, é recomendado seguir olhando para o céu ao longo dos próximos dias, conforme a Lua diminui seu brilho e o céu fica mais escuro.

Os meteoros são restos de asteroides quebrados e partículas de cometas que se espalham em trilhas de poeira orbitando o Sol. Todos os anos, a Terra passa por essas trilhas de detritos, e os pedaços de poeira e rocha criam exibições coloridas e brilhantes no céu à medida que se desintegram na atmosfera terrestre, as chamadas chuvas de meteoros.

Como observar a chuva de meteoros Alfa Centauridas

Para observar uma chuva, é preciso procurar pelo seu radiante – o ponto no céu do qual os meteoros parecem se originar. O radiante da Alfa Centauridas é a estrela Alpha Centauri, uma das que forma a constelação de Centauro.

O melhor momento para observá-la será durante a madrugada, quando a chuva deve estar um pouco acima da linha do horizonte, na direção sul.

Vale a pena seguir tentando avistar os meteoros ao longo da próxima semana, conforme o brilho da Lua for diminuindo e o céu for ficando mais escuro.

Dicas para observar melhor a uma chuva de meteoros

Normalmente, esses fenômenos não exigem nenhum equipamento como telescópio ou binóculo para serem observados, mas as chuvas de meteoros precisam ser vistas em locais muito escuros, longe das luzes da cidade e com o horizonte livre. Até mesmo a luz da Lua cheia pode atrapalhar a visualização.

Segundo o portal Time And Date, tudo que você precisa é de um céu claro, sem nuvens e bastante paciência. Além, é claro, de saber se está olhando para o local certo no céu — o mapa interativo do site pode ajudar com isso.

  • Encontre um local de observação isolado, longe das luzes da cidade. Uma vez no local, seus olhos podem levar de 15 a 20 minutos para se acostumar com o escuro.
  • Leve um cobertor se fizer frio no local ou uma cadeira confortável com você, pois observar meteoros envolve o tempo de espera.
  • Depois de encontrar seu local de observação, se deite no chão e olhe para o céu. Um mapa interativo deve ajudar a encontrar a direção do radiante. Quanto mais alto o radiante estiver acima da linha do horizonte, mais meteoros você provavelmente verá.
  • As chuvas de meteoro costumam ter origem no ponto onde se encontra o radiante, mas eles podem ser vistos em qualquer lugar do céu.

Confira aplicativos de astronomia para ajudar a localizar e acompanhar o fenômeno no céu noturno.

Veja o calendário com todas as chuvas de meteoros em 2025.

Atual alinhamento de planetas pode afetar a Terra? Cientistas explicam

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuva de meteoros Alfa Centauridas atinge pico neste fim de semana no site CNN Brasil.

Tecnologia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress