Matheus Delgado Candançan será o árbitro de Fortaleza x Ceará, o primeiro Clássico-Rei de 2025. O paulista, do quadro da Fifa, apitará o confronto neste sábado (8), na Arena Castelão, pela 5ª e última rodada da fase de grupos do Campeonato Cearense.
O regulamento da competição prevê a possibilidade de arbitragem de fora do quadro da Federação Cearense de Futebol (FCF,) desde que tenham o escudo da Fifa ou sejam máster da CBF (árbitros mais experientes que, normalmente, já foram Fifa). É o caso de Candançan. Ele apitou nesta quarta-feira (5) o jogo Santos 1 x 1 Botafogo-SP, pelo Paulistão, na reestreia de Neymar pelo Peixe.
Todo o quarteto será de “forasteiros”, por decisão dos clubes que vão bancar a viagem, estadia, alimentação e honorários dos profissionais:
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (Fifa-SP)
- Auxiliares: Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa-PR) e Gizeli Casaril (Fifa-SC)
- Quatro árbitro: Charly Wendy Straub Deretti (Fifa-SC)
Não há árbitro de vídeo (VAR) na fase de grupos do Cearense, somente a partir das semifinais. Fortaleza e Ceará já garantiram, com uma rodada de antecedência, as lideranças dos Grupos A e B, portanto já estão classificados direto para a semi.
Os segundos e terceiros colocados jogarão as quartas de final. Esses confrontos serão definidos após os cinco jogos da última rodada, todos neste sábado (8) às 16h30 (de Brasília).