Diante da alta dos preços dos alimentos, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (7) que o governo espera uma redução nos valores ainda no primeiro semestre deste ano, impulsionada por uma supersafra prevista para o período.
“Este ano, a expectativa é de uma supersafra. O clima está ajudando e, ao longo deste primeiro semestre, teremos a colheita. Todos os dados indicam que teremos uma supersafra, o que resultará na queda do preço dos alimentos. Portanto, a expectativa é positiva”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia.
Na quinta-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que os consumidores evitem comprar produtos com preços elevados, como forma de pressionar a redução dos valores e contribuir para o controle da inflação.
“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender , senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, afirmou o presidente em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.
O presidente também incentivou os consumidores a optarem por alternativas mais baratas, para equilibrar os gastos, e reforçou que o governo está empenhado em resolver a alta dos preços.
O chefe do Executivo também destacou que o governo está em diálogo com empresários e ministérios responsáveis para encontrar soluções.
Ainda durante a entrevista, Lula também disse que a inflação dos alimentos será solucionada em breve. “Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo”, disse o presidente.