Mercados de aves vivas em Nova York fechados por causa da gripe aviária

Publicidade

7 de fev (Reuters) – Autoridades do estado de Nova York fecharam temporariamente todos os mercados de aves vivas na cidade de Nova York e em três condados suburbanos após detectar gripe aviária em sete mercados na semana passada, de acordo com um aviso na sexta-feira.

O vírus exterminou mais de 156 milhões de galinhas, perus e outras aves em todo o país desde que um surto em aves começou em 2022. Perdas de galinhas poedeiras reduziram o fornecimento de ovos, fazendo os preços dispararem e levando os restaurantes a aumentarem os preços.

A gripe aviária também infectou cerca de dois terços dos rebanhos leiteiros da Califórnia, o maior estado produtor de leite, e quase 70 pessoas desde abril.

No estado de Nova York, o fechamento de cinco dias dos mercados de aves vivas na cidade de Nova York e em três condados — Westchester, Suffolk e Nassau — permitirá que eles sejam limpos e desinfetados para ajudar a prevenir a propagação da doença, disse a governadora de Nova York, Kathy Hochul, em um comunicado.

Autoridades encontraram gripe aviária em mercados de aves no Queens, no Bronx e no Brooklyn desde 31 de janeiro, de acordo com o comunicado.

“Ordenei que nossas agências estaduais usem todos os recursos disponíveis para garantir que estamos tomando todas as medidas necessárias para manter o risco para o público baixo”, disse Hochul.

Aves selvagens geralmente carregam o vírus durante períodos de migração e podem transmiti-lo para aves por contato direto ou por fezes ou penas contaminadas. Para conter o vírus, as aves são sacrificadas quando até mesmo uma ave em um bando testa positivo.

O Departamento de Agricultura dos EUA confirmou pela primeira vez esta semana uma segunda cepa de gripe aviária em gado leiteiro dos EUA, uma descoberta que aumentou as preocupações sobre sua disseminação.

AF News

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress