A premiada égua argentina Polo Pureza terá seus genes, ou pelo menos a maior parte deles, preservados em cinco cavalos geneticamente editados, projetados para superar a própria lenda do polo.
Cientistas da empresa de biotecnologia argentina Kheiron produziram os primeiros cavalos geneticamente editados do mundo usando a técnica CRISPR-Cas9. Os animais nasceram em outubro e novembro do ano passado.
“Nós projetamos seu genoma antes de nascerem”, disse Gabriel Vichera, cofundador e diretor científico da Kheiron. “Fazemos isso utilizando as chamadas tesouras genéticas, que são ferramentas moleculares que nos permitem acessar qualquer região do genoma, fazer um corte preciso e realizar uma alteração nesse genoma.”
Polo Pureza foi incluída no Hall da Fama da Associação Argentina de Criadores de Cavalos de Polo. Os cientistas usaram os genes de Polo Pureza como base genética para os cinco cavalos, editando-os para aumentar sua velocidade explosiva, enquanto mantêm as outras qualidades da égua campeã.
“Existem certas fibras musculares que proporcionam mais explosividade, uma contração mais rápida, permitindo que o animal tenha essa maior velocidade explosiva”, explicou Vichera, acrescentando que o objetivo era incorporar esses genes “em uma única geração de forma precisa”.
Vichera afirmou que os cavalos seguem as regulamentações argentinas atuais e não são considerados como doping genético ou organismos geneticamente modificados (OGMs).
“Não estamos inventando nada artificial, mas sim pegando essa sequência natural e introduzindo-a em outro cavalo natural, o que a natureza já faz, mas nós fazemos de maneira mais rápida e direcionada”, disse Vichera.
Ele acrescentou que essa técnica permite aos cientistas ajustar o genoma de qualquer cavalo. A Kheiron também está trabalhando na modificação de porcos para que seus órgãos sejam compatíveis com transplantes em humanos e em vacas para aumentar a produção de proteínas ou reduzir o comprimento do pelo, ajudando-as a suportar melhor o calor.
*Reportagem de Miguel LoBianco e Lucila Sigal; Redação de Alexander Villegas; Edição de Nicolas Misculin e Will Dunham
Teste genético aponta ancestralidade e risco de doenças; entenda
Este conteúdo foi originalmente publicado em Pôneis são geneticamente alterados para competições de polo; entenda no site CNN Brasil.