Rui Costa se coloca à disposição para concorrer ao Senado em 2026

Publicidade

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta sexta-feira (7) que está à disposição para concorrer ao Senado nas eleições de 2026.

“Meu nome está colocado. Evidente que ainda tenho que conversar com o presidente no ano que vem sobre isso, mas já conversei com ele e coloquei meu nome à disposição para compor a chapa como senador”, afirmou o ministro em entrevista à Rádio Metrópole, da Bahia.

 

No entanto, a disputa para o Senado na Bahia pode opor aliados do governo, já que Rui Costa teria que enfrentar dois nomes que devem tentar a reeleição para a Casa: Jaques Wagner (PT-BA) e Ângelo Coronel (PSD-BA).

Nas eleições de 2026, a Bahia terá duas cadeiras na disputa, ou seja, caso, de fato, Rui Costa confirme a candidatura, seria necessário uma negociação com o PSD de Angelo Coronel, já que o partido integra a base do governo.

As declarações do ministro acontecem em meio a discussão do PT, partido de Rui Costa, sobre a necessidade de apoiar, para o Senado, nomes de centro na disputa eleitoral de 2026. O partido tem receio que a onda da direita no Senado se repita.

O soteropolitano Rui Costa foi governador da Bahia de 2015 a 2023. Jaques Wagner governou o estado entre 2007 e 2014, foi ministro-chefe da Casa Civil entre 2015 e 2016 e eleito senador em 2018.

Já Angelo Coronel, natural de Coração de Maria (BA), foi presidente da Assembleia Legislativa da Bahia de 2017 a 2018 e, atualmente, ocupa uma cadeira no Senado.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress