A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o planejamento para o show da cantora Shakira, que acontece na próxima terça-feira (11) no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O evento marca o retorno da cantora colombiana ao Brasil e acontecerá no mesmo local onde Taylor Swift se apresentou em novembro de 2023, show que ficou marcado pela morte da fã Ana Benevides, de 23 anos, em meio a uma onda de calor extremo.
Para a apresentação da artista, o município reforçou as ações de monitoramento, trânsito e ordenamento urbano. O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) terá uma equipe especial com 15 operadores e utilizará 43 câmeras de vigilância no entorno do estádio, além de dois drones para monitoramento aéreo. Dentro da Sala de Situação, representantes da CET-Rio, Guarda Municipal e Secretaria de Ordem Pública estarão mobilizados.
Para evitar congestionamentos e garantir a mobilidade na região, o acesso ao entorno do Engenhão será restrito. Apenas moradores com comprovante de residência poderão circular, e o estacionamento será proibido em diversas vias. Ônibus fretados não terão permissão para circular na área, e a recomendação oficial é que os fãs utilizem transporte público, especialmente os trens da SuperVia.
A operação contará com 155 agentes de trânsito, 10 veículos operacionais e 20 motocicletas para suporte. Além disso, 18 painéis de mensagens variáveis serão instalados para orientar os motoristas sobre rotas alternativas e horários de bloqueio.
A partir das 14h de terça-feira (11), a Rua Dona Teresa será interditada. Já a partir das 16h, outras vias serão bloqueadas até o fim do evento, incluindo a Rua Dr. Padilha, Rua Goiás, Rua José dos Reis, Rua das Oficinas e Rua Henrique Scheid. A previsão é de que as liberações ocorram até 1h da madrugada seguinte.
O público deve ficar atento às orientações dos agentes de trânsito e utilizar as passagens indicadas para pedestres. Equipes da CET-Rio estarão de prontidão para ajustar a programação dos semáforos conforme a necessidade.
A principal recomendação para quem vai ao show é planejar a chegada e a saída com antecedência, priorizando o transporte público para evitar transtornos.
A Polícia Militar informou que vai divulgar o esquema de segurança em breve.
Medidas para evitar novos incidentes
O calor intenso durante o show de Taylor Swift, em novembro de 2023, levantou um alerta para eventos desse porte no Rio de Janeiro. Na ocasião, a jovem Ana Benevides, de 23 anos, passou mal e morreu após sofrer uma parada cardiorrespiratória.
No dia seguinte, pouco antes do segundo show da turnê começar, Taylor decidiu adiar a apresentação para que a saúde dos fãs não fosse colocada em risco no que foi o dia mais quente da semana na capital fluminense.
Além de beber bastante água, a recomendação aos fãs é evitar exposição ao sol, optar por roupas leves e ficarem atentos aos sinais de desidratação.