O mercado de plantas ornamentais tem se mostrado uma excelente oportunidade de diversificação e geração de renda para produtores rurais. Em Rio Negrinho (SC), o casal Vanderlei Binancheski e Tereza Faustino da Silva tem ampliado sua produção de flores e folhagens, transformando o cultivo em um negócio promissor.
Com uma estufa adaptada para begônias e suculentas, além de trepadeiras e flores a pleno sol, a propriedade do casal de assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem se consolidado no setor. Eles começaram a produção a partir de matrizes, propagando mudas que hoje são comercializadas em feiras e diretamente na propriedade.
“O cultivo de plantas ornamentais é uma alternativa altamente rentável para produtores rurais, pois há uma grande variedade de espécies com alto valor agregado. Além disso, é possível integrar essa produção a outras atividades agrícolas, sem comprometer o desempenho da propriedade”, afirma Jussara D’Ambrósio Ferreira, engenheira agrônoma do Incra-SC.
Expansão para o turismo rural
A família agora planeja expandir suas atividades, melhorando a infraestrutura do lote para integrar a propriedade ao projeto Acolhida na Colônia, voltado ao turismo rural. A ideia é receber visitantes para vivenciar a rotina no campo e conhecer a diversidade de plantas cultivadas.
“Queremos que as pessoas venham nos visitar, tragam a família para conhecer a produção e aproveitar esse espaço, que será cada vez mais estruturado para receber o público”, afirma Vanderlei.
O setor de plantas ornamentais cresce anualmente e pode ser uma alternativa viável para médios e grandes produtores que buscam diversificação e novas oportunidades de mercado.