Pequenos produtores rurais ampliam negócios com exportação

Publicidade

Pequenos produtores rurais podem e devem exportar os seus produtos. Essa é uma realidade possível com a ajuda do Sebrae, que viabiliza e capacita, e de Trading Companies (Empresas Comerciais Exportadoras), que atuam como intermediárias para a exportação. 

Em 2024, as exportações do agronegócio brasileiro registraram o total de US$ 164,4 bilhões. Os dados são do  levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, com base em dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e da Secretaria de Comércio Exterior (Siscomex).

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), apesar do montante ter diminuído 1,3% em relação à 2023, este é o segundo maior valor da série histórica registrada pela pasta.

Números que podem ser dilatados com o interesse de pequenos empreendedores rurais em acessar o mercado internacional.

A equipe do Porteira Aberta Empreender conversou com Márcio de Carvalho, consultor de Comércio Exterior do Sebrae-SP, para entender como micro e pequenos produtores rurais podem romper fronteiras para exportar seus produtos. 

Homem com o microfone na mãoHomem com o microfone na mão
Márcio de Carvalho, consultor de comércio exterior do Sebrae-SP. Foto: divulgação Sebrae/SP

Entre as principais dicas estão: 

  •  Buscar a capacitação adequada para se certificar dos requisitos necessários para iniciar a preparação para a exportação;
  • Mapear as oportunidades para seus produtos com base em critérios objetivos como entender quais países têm maior volume de oferta; 
  • Investir na adequação de produto e buscar certificações internacionais;
  • Participar de feiras e eventos internacionais de promoção comercial.

Qualificação 

No Sebrae há cursos online e gratuitos, em formato EAD, com propostas iniciais sobre o assunto. Além disso, auxilia na preparação para a exportação de produtos rurais desde a viabilização de ferramentas e programas que irão melhorar a produtividade até a  busca de novos mercados. 

“Por exemplo, o Sebrae já auxiliou, nos últimos anos, produtores do Vale do Ribeira e da Baixada Santista a exportarem suas produções de bananas desidratadas. Esses clientes passaram por capacitações especializadas”, conta Carvalho. 

O especialista ainda informa que essa iniciativa faz parte do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), fruto de parceria entre o Sebrae e a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). 

O Peiex é curso gratuito e capacita empresas brasileiras a iniciarem suas exportações de forma segura e planejada. Todos os setores, incluindo o agronegócio, a indústria de transformação e serviços podem participar. 

Além do diagnóstico empresarial e treinamento em comércio exterior, o programa também oferece planos personalizados para acessar mercados internacionais, incluindo oportunidades no e-commerce.

“Produtos provenientes do campo possuem grandes oportunidades e demandas externas, mas que devem ser acompanhadas pela observância de requisitos técnicos e atendimento de certificações que devem ser direcionados”, finaliza o consultor de comércio exterior do Sebrae-SP.

Fairtrade

Pequenos produtores de limão Taiti, no Jaíba,  norte de Minas Gerais, aderiram ao modelo de comercialização internacional com garantia de preço justo. Conhecida como Fairtrade (preço justo, em português), a certificação conquistada pelos produtores, com a ajuda do Sebrae, abriu portas para países da Europa e Emirados Árabes.

A operação já existe há oito anos e, de 2017 até o terceiro trimestre de 2024, o volume da exportação da fruta cresceu em 400%, passando de 192 toneladas para 820. 

Porteira Aberta Empreender: conectando o campo e o mundo

Quer saber mais sobre exportação e suas modalidades, como a Fairtrade? 

Então assista ao Porteira Aberta Empreender no dia 13/02, quinta-feira, às 17h45. Você também pode conferir na playlist do programa, no YouTube.

O programa é uma produção do Canal Rural em parceria com o Sebrae, e é o lugar certo para você, micro e pequeno produtor rural, descobrir soluções, produtos, serviços e inovações que vão fortalecer seu o empreendedorismo.

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp.

Confira onde assistir ao programa

No dia 13 de fevereiro, assista ao Porteira Aberta Empreender em um destes canais:

Arte com os canais de TV do Canal Rural. Assista ao Porteira Aberta EmpreenderArte com os canais de TV do Canal Rural. Assista ao Porteira Aberta Empreender
Canais disponíveis para assistir ao programa Porteira Aberta Empreender, às quintas-feiras, às 17h45, e aos domingos, às 7h30.

Acesse aqui e confira outros temas abordados como Acesso ao Crédito e Indicação Geográfica. 

Canal Rural

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress