Múcio diz que Lula pediu sua permanência porque governo vive “fase difícil“

Publicidade

Em entrevista na segunda-feira (10), o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, explicou sua pretensão de deixar o cargo e detalhou como foi a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que o convenceu a permanecer na Esplanada. Segundo Múcio, Lula teria citado uma “fase difícil” do governo.

Múcio falava, em participação no programa “Roda Vida”, da TV Cultura, sobre o início de seu período à frente da Defesa. Embora tenha classificado como “péssimo” seus primeiros meses na pasta, no contexto dos desdobramentos do 8 de Janeiro, o ministro disse acreditar que, atualmente, a “fase mais complicada já passou”.

A avaliação positiva foi o que levou o ministro a sinalizar a Lula, ainda no ano passado, o desejo de deixar a pasta. Neste ano, ele voltou a conversar com o presidente sobre a intenção, mas foi convencido por um “pedido de amigo”.

“O presidente disse: Olha Múcio, nós estamos numa fase difícil, nós somos amigos, eu sei das suas pretensões — que é estar mais a disposição da família e dos amigos —, mas eu preciso que você fique [no ministério], porque nós estamos aí com alguns desafios e eu não quero abrir mais um problema.”

Segundo o ministro, o presidente também mencionou o apelo dos comandantes das Forças por sua permanência. “Mandaram pedir, falaram, não sei com quem. Parece que houve a interferência de algum ministro do STF [Supremo Tribunal Federal], foi esse boato que correu, e ele pediu que eu ficasse e pedido de amigo…”, disse.

Indagado sobre se permanecerá até o final do governo, Múcio afirmou em tom descontraído: “Isso é outra história. Vamos atravessar o ano primeiro.”

À analista da CNN Basília Rodrigues, o ministro reiterou nesta terça-feira (11) que permanecerá no cargo até o final deste ano.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress