Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) receberam o advogado Pedro Vaca, relator da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), parte da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Na conversa, o presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, contou sobre a atuação das instituições brasileiras contra as depredações do 8 de janeiro de 2023, além de casos de ofensas aos ministros do STF e politização das Forças Armadas.
Coube ao ministro Alexandre de Moraes narrar sobre o bloqueio do X (antigo Twitter) no ano passado, que se deu após descumprimentos da plataforma a ordens do Supremo.
Na segunda-feira (10), o relator também passou pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. A ministra da pasta, Macaé Evaristo, apresentar casos de discurso de ódio, extremismo, racismo e intolerância religiosa.
Nesta tarde, é esperado que o advogado se reúna com os deputados federais Bia Kicis (PL-DF) e Marcel van Hattem (Novo-RS). Os parlamentares desejam contar, ao relator, sobre uma suposta tentativa de censura contra os conservadores.
Pedro Vaca, junto a uma delegação do CDIH está no Brasil até o fim da semana, a convite do governo brasileiro, a fim de entender a situação da liberdade de expressão no país.