Ibama atua contra o governo federal? Assista a “O Grande Debate“

Publicidade

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta quarta-feira (12), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o Ibama está atuando contra o governo federal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou o que chamou de “lenga-lenga” na questão da exploração de petróleo na Margem Equatorial do Amapá. Segundo o presidente, o Ibama parece agir como se fosse contra o governo.

“Talvez essa semana ainda vá ter uma reunião da Casa Civil com o Ibama e nós precisamos autorizar que a Petrobras faça pesquisa [na Margem Equatorial]. É isso que queremos. Se depois vamos explorar é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, parecendo que é um órgão contra o governo”, disse Lula em entrevista à rádio “Diário FM”, de Macapá.

Para Coppolla, não cabe ao Ibama atrasar exploração de petróleo na Foz do Amazonas.

“Se a vontade e a determinação do governo Lula é explorar petróleo na região da Foz do Rio Amazonas, e isso for autorizado por lei e tecnicamente viável, não cabe aos radicais do Ibama atuarem para atrasar, impedir ou inviabilizar este objetivo legítimo”, opinou Coppolla.

“O Ibama é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, portanto subordinada à Presidência da República. Tanto que cabe ao presidente, eleito pelo povo, indicar quem serão as pessoas que irão comandar essas instituições. O que significa que, respeitados os limites da lei, os órgãos de Estado sob liderança do poder Executivo devem se alinhar às políticas públicas estabelecidas pelo governo escolhido pela população”, prosseguiu.

Já para Cardozo, o governo Lula tem compromisso com o meio ambiente.

“Quando estamos diante de um governo descompromissado, absolutamente, com o meio ambiente, o governo tratora esses órgãos, nomeia lá as pessoas que fazem passar a boiada. No caso do governo Lula, há um compromisso com o meio ambiente, ele tem uma ministra que tem esse compromisso, que é a Marina Silva”, opinou.

“Realmente, o presidente Lula parece ter alguma razão quando ele fala ‘eu só quero fazer a pesquisa, depois vamos ver se vamos explorar ou não’. Ele quer dizer: tem petróleo ou não tem, senão vamos antecipar uma discussão. Porém, cabe ao Ibama esclarecer se esta pesquisa de alguma forma traz danos ambientais que devam ser mensurados e avaliados desde já, isso não é uma questão retórica”, finalizou.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress