A Prefeitura de São Paulo reativou a Operação Altas Temperaturas na cidade na manhã desta terça-feira (11). Foram ativadas 10 tendas em cinco regiões do município.
O objetivo é aumentar os cuidados e a rede de proteção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade por conta da onda de calor. A operação é estabelecida sempre que a temperatura ou sensação térmica atingem 32°C.
Nas tendas, as pessoas podem se hidratar e descansar, com acesso à água, chás, sucos gelados e frutas. As unidades também contam com espaço para atendimento e orientação aos cidadãos sobre cuidados necessários com os animais em dias de calor intenso.
Veja onde estão localizadas as tendas da Prefeitura na cidade:
- Região Central: Praça da República e Praça Marechal Deodoro;
- Região Sul: Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);
- Região Norte: Santana (Praça Heróis da FEB, s/n) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);
- Região Leste: Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo com Flor x Avenida Imperador) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);
- Região Oeste: Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).
Orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) também prestam atendimento nas tendas.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS) informou o balanço da operação nesta terça-feira (11), realizada entre às 10h e 16h. Confira abaixo:
- 37.714 pessoas em situação de vulnerabilidade atendidas
- 37.584 garrafas de água
- 6.223 copos de chá gelado
- 6 mil frutas
- 2 mil copos de água consumidos dos bebedouros disponibilizados pela Sabesp
- 59 animais atendidos
A Operação Altas Temperaturas é uma ação intersecretarial, com participação das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que conta ainda com apoio da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).