Retaliação nunca foi conduta adotada pelo Brasil, diz Aloysio Nunes à CNN

Publicidade

O ex-chanceler Aloysio Nunes disse, em entrevista à CNN nesta quarta-feira (12), acreditar que o governo brasileiro está sendo “prudente” em ainda não retaliar os Estados Unidos, após o presidente Donald Trump anunciar tarifas de 25% para importações de aço e alumínio.

“O governo tem sido prudente e nós temos uma diplomacia muito competente, que vai, em contato com o setor privado brasileiro e com o setor privado norte-americano, buscar encontrar a possibilidade de convergências, que possibilite uma saída negociada”, afirmou.

De acordo com ele, a diplomacia do Brasil já passou por episódios “semelhantes” e que a “retaliação nunca foi a conduta adotada pelos governos” daqui.

“A retaliação nunca foi a conduta adotada pelos governos brasileiros quando são objeto de alguma medida considerada discriminatória, ou contrária às leis que regem o comércio internacional”, ressaltou.

A melhor solução, argumenta, seria esperar reações do setor privado, para tentar estabelecer um “diálogo” entre o setor privado brasileiro e o dos EUA. Segundo Aloysio, o Brasil nem teria condições de enfrentar os Estados Unidos no momento.

“Nós poderíamos, já numa decisão de primeira instância, já retaliar, mas retaliar como? Nós temos cacife para isso? Nós temos condições de enfrentar os Estados Unidos nesse momento? Ou não é melhor buscar, com paciência, esperar as reações do setor privado, e no diálogo com o setor privado brasileiro e norte-americano, buscar uma saída para esse impasse que, realmente, nos atinge muito duramente”, completou.

Governo Federal – Notícias e tudo sobre | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress