STF suspende investigação contra Marconi Perillo

Publicidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma medida liminar para suspender a investigação contra o ex-governador e presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo.

Gilmar atendeu ao pedido da defesa de Marconi, que fala em “ilegalidades” na operação da Polícia Federal (PF), realizada na semana passada, para apurar desvio de dinheiro público na área da saúde entre os anos de 2012 a 2018.

O ministro levou, em consideração, um novo entendimento sobre o alcance do foro por prerrogativa de função. Magistrados têm optado por manter a prerrogativa, mesmo após o fim do mandato em cargo público.

Dessa forma, a suspensão da investigação terá duração até o julgamento do mérito pelos ministros, entre os dias 21 e 28 de fevereiro, no plenário virtual.

Advogado de Marconi, o advogado Romero Ferraz Filho falou em “arbitrariedades, violência política e flagrante abuso de autoridade cometidos contra o ex-governador e familiares” por parte do inquérito.

A PF, na última semana, cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, dez na cidade de Goiânia e um em Brasília. A 11ª Vara Federal determinou o sequestro de mais de R$ 28 milhões dos investigados.

Os desvios, segundo a investigação, teriam ocorrido por uma organização social em contratos com o governo de Goiás.

A suspeita é dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de capitais.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress